Concurso soldado PMERJ 2013 – questões comentadas (2)

CFSd PMERJ 2013

Olá, concurseiros cariocas! Voltamos com mais uma série de questões resolvidas e comentadas sobre o concurso de soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CFSd PMERJ 2013). Desta vez, vamos tratar de uma prova bem específica, a de “Geografia do Rio de Janeiro”. Vamos lá…

Clique e adquira já sua apostila em preço promocional para este concurso!

Geografia do Rio de Janeiro

Questão 16 – A cidade do Rio de Janeiro é marcada por paisagens muito belas, porém também apresenta paisagens das quais a sua população se envergonha. Algumas áreas residenciais não apresentam infraestrutura sanitária e outras acabam sendo alvo da ação constante de marginais.

Em relação a esses problemas sociais que caracterizam a capital carioca, podemos afirmar que eles são agravados

(A) pelo eficiente sistema de transporte e pelo financiamento habitacional público.
(B) pelo excelente sistema educacional e pela construção de conjuntos habitacionais.
(C) pela ação policial preventiva e pela falta de investimento em saneamento básico.
(D) pela desigualdade social e pela falta de políticas habitacionais eficientes para os mais pobres.

Resposta: Até por eliminação daria para responder esta questão. Nas letras “A”, “B” e “C” estão elencados aspectos que não poderiam se caracterizar como “agravamento de problemas sociais”. Na letra “D”, entretanto, a questão da desigualdade social e o problema da política habitacional são diretamente relacionadas às carências de infraestrutura e segurança. Dois links explicam bem estes problemas: “Rio deve combater desigualdade social, diz especialista” e “No Rio, política habitacional é remoção de favela“.

Questão 17 – Com base nas informações apresentadas na tabela abaixo e nos seus conhecimentos sobre o assunto, marque a opção que apresenta a afirmativa correta.

Tabela - Geografia do Rio de Janeiro


(1) – Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti, Seropédica

(2) – Leste Metropolitano: Guapimirim, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Tanguá Evolução da população do Estado e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (1970-2008)
Fonte: IBGE, censos 1970, 1980, 1991, 2000. Estimativa 2008.Tabulação: PCRJ / SMU / Coordenadoria Geral de Planejamento Urbano

(A) Os municípios da Baixada Fluminense e do Leste Metropolitano fazem parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
(B) O Estado do Rio de Janeiro pode ser inserido na Região Metropolitana.
(C) A Região Metropolitana do Rio de Janeiro não pode ser considerada parte do Estado do Rio de Janeiro.
(D) Os municípios da Baixada Fluminense não fazem parte do Estado do Rio de Janeiro.

Resposta: Primeiro precisamos saber quais são os municípios que englobam a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Confiram o mapa (que não é disponibilizado na prova):

Região Metropolitana Rio de Janeiro
Para ter a resposta certa, basta observarmos que todos os municípios da Baixada Fluminense e todos os municípios do Leste Metropolitano fazem parte da Região Metropolitana do Rio. Assim, a alternativa correta é a letra “A”.

* * * * * * * * * *

Concorda com nossas explicações? Lembramos que consultamos o gabarito antes de buscar as respostas das questões. Deixe seu comentário…

Caso queira material de estudo aprofundado sobre este concuroso, adquira a apostila em preço promocional!

Continue acompanhando o Concurso Policial para obter mais material de estudo, questões resolvidas, informações e dicas exclusivas!

🙂

2 Comentários


  1. Bacana a explicação !

    Todos os alunos que desejam obter uma boa nota na prova deste ano (2014) , no concurso da PMERJ, devem acessar este conteúdo e praticar os exercício.

    #RicardoLazio #PMERJ #Concurso2014 #ConcursoPMERJ #GeografiaRJ #ExercíciosGeografiaRJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *