Concurso soldado PMERJ 2013 – questões comentadas (1)

CFSd PMERJ 2013

Iniciando a série de questões resolvidas e comentadas do Concurso para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CFSd PMERJ 2013), trataremos de duas questões de Direitos Humanos do último concurso (ocorrido em 2010). As questões são as seguintes:

Clique e adquira a apostila preparatória completa em preço promocional!

Questões de Direitos Humanos – CFSd PMERJ

Questão 21: Ricardo Balestreri, em seu livro Direitos Humanos: Coisa de polícia, faz diversas afirmações sobre o papel do policial na construção de uma nova democracia.

Analise os itens abaixo referentes à descrição dessas posições.

I. O agente de Segurança Pública é, antes de tudo, um cidadão. Contudo, um cidadão qualificado, ao emblematizar o Estado em seu contato mais imediato com a população.

II. O uso legítimo da força pelo policial confunde-se, contudo, com truculência.

III. Ter identidade com a polícia, amar a corporação da qual participa, coisas essas desejáveis, não se podem confundir, em momento algum, com acobertar práticas abomináveis. Ao contrário, a verdadeira identidade policial exige do sujeito um permanente zelo pela “limpeza” da instituição da qual participa.

Está correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) I.
(D) II.

Resposta: parece óbvio que a afirmação II está errada! Ora, a polícia é criticada justamente por utilizar a força com truculência em alguns momentos. Já as afirmações I e III estão impecáveis: a primeira fala da importância do policial enquanto participante da sociedade e a outra deixa claro que não podemos admitir erros de colegas policiais. A alternativa correta é a letra “B”.

***

Questão 22: A Constituição Federal, em vigor, determina os casos em que uma pessoa pode ser presa.

NÃO constitui um desses casos a prisão

(A) para averiguação dos antecedentes criminais.

(B) nos casos de transgressão militar, definida em lei.

(C) por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente.

(D) em flagrante delito.

Resposta: Embora a prisão para averiguação já tenha existido no sistema jurídico brasileiro, esta possibilidade não existe mais. O policial que “prende para averiguação” comete abuso de autoridade. Assim, a alternativa “A” deve ser marcada, por estar errada.

* * * * * * * * * *

Concorda com nossas explicações? Lembramos que consultamos o gabarito antes de buscar as respostas das questões. Deixe seu comentário…

Caso queira material de estudo aprofundado sobre este concuroso, adquira a apostila em preço promocional!

Continue acompanhando o Concurso Policial para obter mais material de estudo, questões resolvidas, informações e dicas exclusivas!

🙂

  • Fernanda

    Obrigada pelas questões!

  • charleson jones

    Concordo com as explicações, porém só não gostei da formar que veio as perguntas. As alternativas corretas estão em negrito. Gosto de responder a questão e só depois, abaixo, conferir se acertei ou errei e em seguinda observar os comentários. Acredito que outros colegas também gosta dessa maneira, então minha sugestão é não marca a resosta de negrito e sim colocar a resposta mais abaixo junto com os comentários.

    Fica a dica, e muito obrigado!

  • admin

    Valeu, Charleson! Vamos fazer assim na próxima…

    Abraço!

  • Raonny

    VOU BUSCAR MINHA VAGA

  • Também concordo com Charleson.

  • Misael Alvesz

    Estou estudando tbm e olhei o comentário do colega Charleson e compartilho o mesmo pensamento!!! valeu ae por disponibilizar essas questões que me ajudaram bastante na minha preparação!!!…

  • Muito bom!!!
    Parabéns pelo site.