Concurso Soldado PMCE 2016 – Guia Completo com materiais

Concurso Soldado PMCE 2016

Saudações, concurseiros policiais cearenses! Com certeza você deve estar bastante animado(a) com a grande novidade: um edital com 4.200 vagas de Soldado PM, cargo de nível médio e vencimentos de R$3.134 mil reais na Polícia Militar do Ceará – PM-CE.

Neste artigo você vai saber todos os detalhes necessários para prestar o concurso e se dar bem na prova, com dicas especiais para garantir sua aprovação com o mínimo de esforço possível. Caso tenha dúvida, deixe comentário no final do artigo.

Vamos lá!

Requisitos para ser Soldado da PM do Ceará (PMCE)

Antes de fazer o concurso, fique atento aos seguintes requisitos, indispensável para tornar-se um soldado da Polícia Militar do Ceará:

  • Ser aprovado no concurso público, tendo obtido aprovação em todas as suas etapas e fases;
  • Ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter, na data de inscrição no Curso de Formação para o qual foi convocado, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e, no primeiro dia de inscrição do concurso, idade inferior a 30 (trinta) anos;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade definitiva;
  • Possuir honorabilidade compatível com a situação de futuro militar estadual, tendo, para tanto, boa reputação social e não estando respondendo a processo criminal, nem indiciado em inquérito policial;
  • Ter concluído, na data da posse, o ensino médio, reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • Ser portador de carteira nacional de habilitação classificada, no mínimo, na categoria “B”, na data da matrícula no Curso de Formação Profissional, conforme Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará;
  • Não ser, nem ter sido, condenado judicialmente por prática criminosa;
  • Não ter sido licenciado de Corporação Militar ou das Forças Armadas no comportamento inferior ao “bom”;
  • Não ter sido demitido, excluído ou licenciado ex officio “a bem da disciplina”, “a bem do serviço público” ou por decisão judicial de qualquer órgão público, da Administração direta ou indireta, de Corporação Militar ou das Forças Armadas;
  • Ter, no mínimo 1m62cm de altura, se candidato do sexo masculino, e 1m57cm de altura, se candidata do sexo feminino;
  • Se do sexo feminino, não estar grávida por ocasião da realização do Curso de Formação Profissional, devido à incompatibilidade desse estado com os exercícios exigidos, conforme prevê o Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (art. 10, inciso XI, da Lei n.º 13.729, de 11 de janeiro de 2006);
  • Ter conhecimento da legislação militar, conforme dispuser o Edital do Concurso;
  • Atender a outras condições previstas no Estatuto dos Militares Estaduais, que tratam de ingresso específico, conforme cada Quadro ou Qualificação;
  • A investidura no cargo público fica condicionada a aptidão na inspeção médica admissional a ser realizada por junta da perícia médica do estado;
  • Cumprir as normas, condições e disposições do Edital.

E aí, você está apto para ser soldado da PM do Ceará?

O que faz o soldado da PM do Ceará (PMCE)

Concurso Soldado PMCE 2016

Além de saber o que você precisa para ser soldado PMCE, é fundamental compreender qual a natureza da função desse profissional. Você sabe qual o trabalho do soldado da Polícia Militar do Ceará?

Ao se tornar soldado da Polícia Militar do Ceará você irá executar o policiamento ostensivo, fardado, planejado pelas autoridades policiais competentes, com observância dos princípios da legalidade, hierarquia e disciplina, a fim de assegurar o cumprimento da lei, o respeito à cidadania, a manutenção da ordem pública, em todas as suas modalidades, para inibir os atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente, e assegurar o exercício dos poderes constituídos, atuando conforme as missões institucionais previstas nas Constituições Federal e Estadual, no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.729/2006 e suas alterações), no Código Disciplinar dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.407/2003) e nas demais normas legais e regulamentares aplicáveis aos policiais militares do Ceará, notadamente as editadas pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social e/ou pelo Coronel Comandante-Geral da Corporação, dentro de suas respectivas competências.

O soldado PMCE trabalha tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em
equipe, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, com sol ou chuva, a pé, montado, embarcado ou em veículos (bicicletas, carros, motos, etc.), em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos), em datas de feriados e finais de semana, além de atuar em condições de pressão e de risco, com possibilidade de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho.

A jornada é em regime de dedicação exclusiva, submetida à sistemática de expedientes e de plantões diurnos e noturnos, de longa duração, enquanto necessário for para finalizar o serviço policial.

Se você quer saber mais sobre a atividade policial, aprendendo sobre temas atuais relacionados a polícia e segurança pública, além de bônus incríveis, pegue o material a seguir:

O Livro do Concurseiro Policial

Esse material vai lhe deixa com um grande diferencial da concorrência!

Distribuição das vagas

Neste concurso, as 4.200 vagas estão distribuídas, de acordo com a classificação, da seguinte forma:

  • 2016 –  Até 1.400 vagas – 70 para o sexo feminino e 1.330 para o sexo masculino.
  • 2017 –  Até 1.400 vagas – 70 para o sexo feminino e 1.330 para o sexo masculino.
  • 2018 –  Até 1.400 vagas – 70 para o sexo feminino e 1.330 para o sexo masculino.

As etapas do Concurso PMCE 2016

O concurso de soldado da PM do Ceará está dividido nas seguintes etapas:

  • Prova objetiva (Português, Atualidades, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática e Conhecimentos Específicos).
  • Inspeção de saúde (exame médico, biométrico, odontológico e toxológico).
  • Curso de Formação Profissional (Avaliação Psicológica, Avaliação de Capacidade Física, Investigação Social e Avaliação do Curso de Formação Profissional).

A seguir você verá tudo que precisará estudar na primeira etapa (prova objetiva).

O que estudar para passar no Concurso Soldado PMCE 2016

É importantíssimo você estar atento a cada um dos conteúdos programáticos a seguir, pois eles são a base da sua preparação para o concurso da PM do Ceará. Fora disso, não há aprovação!

Língua Portuguesa (20 questões)

Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.

Atualidades (10 questões)

Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas.

Matemática (10 questões)

Números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas. Percentagens. Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. Juros simples e compostos: capitalização e descontos.

Concurso PMCE 2016

Raciocínio Lógico (5 questões)

Sequências (com números, com figuras e de palavras), proposições, conectivos, argumentos válidos, equivalência e implicação lógica.

Informática (15 questões)

Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Ambientes operacionais: Utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer). Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e LibreOffice Calc). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, Mecanismos de busca na Web, Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Segurança na Internet, Vírus de computadores, Spyware, Malware, Phishing. Transferência de arquivos pela internet.

Conhecimentos Específicos (60 questões)

Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual n° 13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital). Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do Edital). Lei Complementar Estadual nº 98/2011 e suas alterações até a data de publicação do Edital. Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Dos Direitos e Garantias Fundamentais e Artigo 144 – Da Segurança Pública

Materiais indispensáveis para o Concurso Soldado PMCE 2016

Nesta seção você terá acesso a materiais de muita qualidade para sua preparação ficar adequada com o nível do concurso soldado PMCE 2016.

Concurso PMCE 2016

Prazos e inscrição

As inscrições para o Concurso de Soldado da Polícia Militar do Ceará estão abertas entre 8h do dia 22/07/2016 às 23h59min do dia 22/08/2016 no site da organizadora do concurso, o Instituto AOCP.

A prova objetiva será realizada no dia 25 de setembro de 2016, dando bastante tempo para você se preparar com qualidade.

Fique atento ao Concurso Policial. Em breve teremos mais dicas, materiais e novidades sobre o Concurso Soldado PMCE 2016!