Concurso Soldado PM-SP 2017 – O Guia Completo com materiais!

Concurso Soldado PMESP 2017

Saudações, futuro soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo! Como vão os estudos?

Finalmente chegou a hora! Saiu o edital com 2.293 vagas de nível médio – um dos concursos mais esperados do ano!

Hoje vamos analisar cada aspecto do concurso, que oferece um salário de R$2.929,27, lhe dando todas as informações necessárias para uma boa preparação. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário no final do artigo. Vamos lá:

O que faz o Soldado da PM-SP?

Antes de iniciar a preparação para qualquer concurso você precisa saber quais são as atribuições que irá exercer. As atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe são: o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

Quais são os requisitos para tornar-se policial militar em São Paulo?

É essencial que você verifique se está ou não dentro dos critérios a seguir, que são requisitos para tornar-se Policial Militar do Estado de São Paulo:

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 17 (dezessete) anos;
  • Ter idade máxima de 30 (trinta) anos;
  • Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros), se mulher; 160 cm (cento e sessenta centímetros), se homem;
  • Recolher a taxa de inscrição prevista no Edital.
  • O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; fizer alusão a: ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso; ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos; for visível na hipótese do uso de uniforme que comporte camisa de manga curta e bermuda, correspondente ao uniforme operacional de verão, conforme descrito no Edital.

As etapas do Concurso Soldado PM-SP

O concurso Soldado PMESP é dividido nas seguintes etapas:

Exames de Conhecimentos, que serão divididos em:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato necessário para o desempenho das atribuições e versará sobre o conteúdo programático.
  • Prova Dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.

Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório, visam avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo.

Exames de Saúde, de caráter eliminatório, os quais visam avaliar as condições de saúde do candidato.

Exames Psicológicos, de caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato para o exercício do cargo a que concorre.

Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, de caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outros possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse na Polícia Militar.

Análise de Documentos, de caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso previstos no edital.

O Livro do Concurseiro Policial

O que eu preciso estudar para ser Soldado PM-SP?

Se você quer se dar bem na prova do concurso soldado PMESP, deverá estar atento aos seguintes conteúdos programáticos:

  • Matemática – 12 (doze questões);
  • Conhecimentos Gerais – 10 (dez questões);
  • Noções Básicas de Informática – 5 (cinco questões);
  • Noções de Administração Pública – 5 (cinco questões);
  • Prova dissertativa (redação).

A prova de conhecimentos será aplicada no dia 5 de fevereiro de 2017. Até lá, você tem um bom tempo para estudar com qualidade. Pegue os materiais a seguir para qualificar seus estudos.

Materiais para o Concurso Soldado PM-SP 2017

Como faço de costume aqui no Concurso Policial, segue uma lista de materiais de estudo para você se preparar com qualidade para o concurso Soldado PM-SP 2017:

É importante destacar que estudar a partir de um material completo, com todo o conteúdo programático definido no edital, é um passo fundamental, pois garante que você estude o que deve ser estudado (nem a mais nem a menos). Sugiro o material a seguir, que é de confiança, tem muita qualidade e é feito com foco no edital:

Concurso Soldado PM-SP

A inscrição para o Concurso de Soldado da PM de São Paulo deve ser feita no site da Vunesp, até o dia 15 de dezembro de 2016.

1 comentário


  1. Olá Danillo. Pode me tirar uma dúvida? Posso prestar o concurso para trabalhar interno na PM SP?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *