Concurso SAPeJUS Goiás 2014

concurso-sapejus-go

Olá, concurseiros policiais goianos! Os concursos estão brotando no estado de Goiás, e boa parte dos candidatos estão aproveitando este final de ano para intensificar os estudos e iniciar 2015 com força total.

O concurso que vamos tratar neste artigo é o de Agente de Segurança da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça – SAPeJUS. Todas as informações necessárias para entender o concurso você encontra abaixo.

Em breve, publicaremos materiais de estudo gratuito e trataremos do conteúdo programático:

Vagas e exigências do Concurso SAPeJUS

O concurso está disponibilizando 305 vagas, e é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Veja a distribuição das vagas:

Vagas Concurso SAPeJUS - Agente de Segurança

Os demais requisitos são os seguintes:

– Cumprir as determinações do edital e ter sido aprovado e classificado no concurso público, dentro do número de vagas.

– Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, art. 12, da Constituição da República Federativa do Brasil.

– Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse.

– Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos.

– Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.

– Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo, mediante inspeção de Junta Médica Oficial do Estado de Goiás.

– Prova de quitação com a Fazenda Pública.

– Apresentar todos os exames que forem solicitados pela Gerência de Prevenção e Saúde da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (SEGPLAN), no ato de posse.

– Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

Como é o trabalho do Agente de Segurança da SAPeJUS

De acordo com o edital do concurso, o Agente de Segurança da SAPeJUS tem as seguintes atribuições:

Receber e orientar presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e obrigações conforme normativas legais; revistar presos e instalações; prestar assistência aos presos e internados, encaminhando-os para atendimento nos diversos setores sempre que se fizer necessário; verificar as condições de segurança comportamental e estrutural, comunicando as alterações à chefia imediata; acompanhar e fiscalizar a movimentação de presos ou internos no interior da unidade e adjacências; realizar escolta de presos em deslocamentos locais e interestaduais, bem como custodiá-los em unidades de saúde, órgãos judiciais, órgãos públicos e privados, sejam municipais, estaduais ou federais; observar o comportamento dos presos ou internos em suas atividades individuais e coletivas; não permitir o contato de presos ou internos com pessoas não autorizadas; revistar toda pessoa, autoridade civil ou militar, com exceção das autorizadas previstas em lei, e veículos previamente autorizados ou não, que pretendam adentrar ou que tenham adentrado ao estabelecimento penal e/ou suas imediações.

Verificar e conferir os materiais e as instalações do posto de serviço, zelando pelos mesmos; controlar a entrada e saída de pessoas, veículos e volumes nos estabelecimentos penais e/ou suas imediações, conforme normas vigentes; conferir documentos, quando da entrada e saída de presos e visitantes do estabelecimento penal e adjacências; operar o sistema de alarme e demais sistemas de comunicação interno, externo e audiovisuais; operar qualquer tipo de monitoramento eletrônico relacionado ao indivíduo preso dos regimes fechado, semiaberto, aberto ou submetido a qualquer tipo de medida cautelar prevista em lei; executar atividades de inteligência e contra-inteligência prisional; executar serviços e atividades de patrulhamento, guarda e vigilância de muralhas, postos de observação, guaritas, portarias, patrimônio móvel e imóvel, nos perímetros internos e externos dos estabelecimentos penais e correlatos.

Participar dos Conselhos e Grupos que tratam de assuntos vinculados ao Sistema Penal; ministrar cursos de formação, aperfeiçoamento, capacitação, instrução e outros correlatos, aos servidores do Sistema Penal, assim como para outras instituições quando solicitado; desempenho de atividades relacionadas com planejamento, organização, direção, execução, supervisão, coordenação, consultoria, assessoramento e controle de ações, serviços administrativos, educação em serviços penais, projetos e programas de gestão prisional; conter, gerenciar, negociar e intervir em situações de crise no âmbito do Sistema Penal e/ou quando solicitado por outras autoridades competentes; inspecionar, tendo livre acesso a locais públicos ou particulares onde seja passível a fiscalização do cumprimento de penas nos regimes semiaberto e aberto, assim como penas alternativas e medidas alternativas à prisão; executar outras atividades correlatas.

Veja no vídeo abaixo algumas imagens do serviço de Segurança Penitenciário:

Vantagens e remuneração do Agente de Segurança SAPeJUS

Grupo de Estudo Concursos Policiais

 

O Agente de Segurança da SAPeJUS tem uma remuneração de cerca de R$ 2.847,23. Os candidatos nomeados ficarão sujeitos à carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.

Provas, inscrições e cronograma do concurso SAPeJUS

O concurso está dividido em duas etapas:

– A Primeira etapa será composta das seguintes fases:

a) 1ª (primeira fase) – prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada pela Fundação Universa;

b) 2ª (segunda fase) – prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada pela Fundação Universa;

c) 3ª (terceira fase) – avaliação médica (para todos os candidatos); avaliação da equipe multiprofissional (exclusivo aos candidatos com deficiência) de caráter eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa e avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório, a ser realizada pela Fundação Universa;

d) 4ª (quarta fase) – prova de aptidão física, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa;

e) 5ª (quinta fase) – avaliação psicológica, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa e avaliação de vida pregressa, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS).

– A Segunda etapa consistirá de curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado pela Fundação Universa e supervisionado pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS).

As disciplinas previstas para cair na prova objetiva do concurso são as seguintes:

Conhecimentos Gerais

– Língua Portuguesa

– Realidade Ética, Social, Histórica, Geográfica, Cultura, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil

– Constituição do Estado de Goiás

– Raciocínio Lógico

– Ética no Serviço Público


Conhecimentos Específicos

– Noções de Direito Constitucional

– Noções de Direito Administrativo

– Noções de Direito Penal

– Noções de Direito Processual Penal

– Noções de Direitos Humanos

As inscrições estarão abertas entre os dias 10/12/2014 e 30/12/2014 por R$110 reais no site da organizadora do Concurso, a Fundação Universa. Já as provas serão realizadas no dia 22 de fevereiro de 2015.

Downloads e documentos do Concurso SAPeJUS

Para baixar o edital do concurso com todas as informações, clique aqui.

Desde já sugerimos que você garanta o acesso a uma apostila preparatória completa, com todo o conteúdo programático do concurso. Esta apostila que indicamos aqui tem um ótimo custo benefício, e casa perfeitamente com os materiais gratuitos que publicaremos nos próximos dias aqui no Concurso Policial.

Até lá!

  • Pedro Oliveira

    Pessoal preciso urgente do material para Agente Penitenciário do Goiás!

  • Pedro Oliveira

    Principalmente, REALIDADE ÉTNICA, SOCIAL, HISTÓRICA, GEOGRÁFICA, CULTURAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO DE GOIÁS E DO BRASIL