Concurso público: fazer vários ou se dedicar a um só?

Fazer um ou mais concurso policial?

Muitos concurseiros passam por um dilema que acaba lhes atrapalhando muito no desenvolvimento de um cronograma de estudos sistemático e produtivo: é melhor fazer vários concursos ao mesmo tempo, atirando para todos os lados até acertar em algum, ou se dedicar a apenas um concurso, se preparando o máximo possível para suas especificidades?

A resposta não é fácil, pois corremos o risco de cair em dois extremos: por ser muito generalista, o candidato pode se frustrar por não conseguir o aprofundamento em nenhum concurso, ou, por ser muito dedicado a apenas um concurso, pode correr o risco de perder uma chance e se ver desmotivado para prosseguir em outras oportunidade. Buscando um meio termo, sugerimos o seguinte:

Escolha uma área específica de concurso

Se você decidiu que vai passar em um concurso público, o primeiro passo é definir qual a área que está de acordo com suas aspirações. Se você está lendo este post pelo menos já escolheu a área policial. Mas resta outras opções, que podem reduzir a amplitude de possibilidades, reduzindo o foco e a qualidade nos estudos. Por exemplo: você pretende trabalhar em que local? Você prefere polícias civis ou militares?

Ao considerar suas necessidades e vontades, provavelmente a quantidade de opções se reduzirá consideravelmente.

Considere o Conteúdo Programático do concurso

Algumas vezes é possível estudar para mais de um concurso simultaneamente. Muitos concursos policiais têm assuntos em comum: noções de direito, língua portuguesa, redação etc. Antes de se dedicar para um concurso, portanto, estude o conteúdo programático e analise as coincidências para outros concursos que você se interessa.

Contabilize o tempo e estabeleça prioridades

Algumas questões que devem ser consideradas: qual ou quais concurso(s) você tem como prioridade? Dedique-se a ele(s), e o que “sobrar” de conhecimento você pode canalizar para outros concursos que são menos prioritários.

Quanto tempo você tem para estudar? Para ter sua prioridade, é preciso que seja possível estudar todo o conteúdo programático do concurso até as provas. Os concursos secundários ou terciários (com menos tempo para estudo) são aqueles que “se aproveitarão” do que você estudou no concurso primário.

Conclusão: dedicação variada, mas com prioridades

Finalizando, podemos dizer que é possível, sim, se dedicar a mais de um concurso, mas com a consciência de que prioridades devem existir. A dedicação exclusiva pode ser tão frustrante quanto a falta de foco. O gráfico abaixo mostra como isto ocorre. O máximo de chance para alcançar sucesso ocorre justamente quando se balanceia o foco com a multiplicidade de concursos:

Estudar para um ou mais concursos

Continue acompanhando o Concurso Policial e obtenha mais material, dicas e informações sobre concursos policiais!
😉