Tudo que você precisa para ser policial em 2016

Concurso Policial em 2016

Todos somos bastante diversos em nossas características. Alguns nasceram no nordeste do Brasil, outros no sul. Alguns são de cidades pequenas, interioranas, outros são de grandes capitais. Há quem tenha estudado toda a vida em escolas públicas, enquanto alguns sempre frequentaram instituições de ensino particulares. Você pode ser homem ou mulher, preto(a) ou pardo(a), rico ou pobre.

Embora eu acredite firmemente que medidas devem ser adotadas para que todos e todas nós tornem-se cidadãos e cidadãs mais iguais em direitos, tenho também como convicção que devemos buscar com afinco nossos sonhos e objetivos. A luta por igualdade social pode e deve ocorrer simultaneamente à luta pela vitória pessoal. Pela conquista daquilo que preenche o seu espírito.

Por isso, se você sonha ser policial, a postura correta não é a da vitimização, da baixa autoestima, da falta de crença em si mesmo. Para ser policial você precisa querer, ir em busca desse objetivo e não desistir. Você precisa agir. Se está lendo este texto, significa que já tem consciência de que o principal você possui: a oportunidade.

Muito dificilmente, num período de 1 a 4 anos, não será aberto o concurso policial ideal para você, aquele que se encaixa com todas as suas ambições profissionais (local de trabalho, estilo de atuação, remuneração etc). Mesmo que você tenha pouco tempo para realizar o concurso policial que deseja, por causa da idade, por exemplo, basta olhar em estados vizinhos, por exemplo, para perceber que em 2016 você terá, sim, grandes oportunidades de trabalho.

Em alguns estados, mais de dois concursos serão abertos neste ano (Polícia Civil, Militar, Bombeiros, Perito, Guarda Municipal etc). O que você está fazendo agora para agarrar essas oportunidades?

Nesse começo de 2016, alguns ensinamentos devem ser assimilados por você. Por exemplo:

  • O ano não começa depois do carnaval! Para ter sucesso em um objetivo tão concorrido como passar em um Concurso Público você deve começar o mais rápido possível. Você deve ser insistente e dedicado(a). Quem alcançará uma nova vida profissional na polícia já está estudando. Faça o mesmo!
  • Sempre começamos o ano entusiasmados com o conceito de “recomeço”. Lembre-se que recomeçar deve ser entendido como evitar o que lhe prejudica e valorizar o que lhe faz bem. Esse ânimo de início de ano pode ser a fagulha para dar início à sua transformação de vida.
  • Estabeleça metas claras, alcançáveis. Divida as metas em objetivos específicos, e vá realizando-os dia após dia. Sempre que for agir pergunte-se: “isso me ajuda a alcançar as minhas metas?”. Se ajuda, prossiga. Se não, dê meia-volta.
  • Separe em um caderno tudo o que caracteriza a vontade e motivação que você sente neste momento (se quiser, imprima e guarde este texto). Sempre que perceber que sua motivação está decrescendo releia seus propósitos e sensações. Vai lhe ajudar a retornar ao ponto de partida.

O que estudar e como estudar

Uma dúvida frequente dos candidatos a concursos policiais é sobre o método e material de estudo. De maneira geral posso afirmar o seguinte: considere sempre o edital do concurso anterior, caso o edital do seu concurso ainda não tenha sido publicado.

No final do ano passado produzi um eBook chamado “O Livro do Concurseiro Policial“, que é voltado para concurseiros policiais interessados em qualquer carreira policial no Brasil, mostrando a maneira correta de estudar para o seu concurso policial.

Ele traz não só conhecimentos para lhe dar um grande diferencial na preparação, mas também informações importantíssimas para você aprender sobre a realidade da profissão policial.

Além disso, enquanto lê o Livro do Concurseiro Policial, você irá manter acesa a “chama” da motivação, elemento indispensável para um bom desempenho rumo à aprovação. Veja os 9 capítulos que compõem o eBook:

O Livro do Concurseiro Policial

  1. Vantagens e desafios na carreira policial
  2. As organizações policiais brasileiras
  3. As áreas do Direito na carreira policial
  4. Outros conhecimentos policiais
  5. Conhecimentos essenciais sobre segurança pública
  6. Dicas sobre as etapas do seu concurso policial
  7. Dicas de estudo e preparação
  8. Policial: vale a pena mudar de carreira?
  9. Uma mensagem imprescindível ao futuro policial

Ainda adicionei os seguintes bônus:

  1. Vade Mecum Policial: uma compilação de leis e códigos que caem nos concursos policiais.
  2. Mais de 5 mil questões de concursos policiais: para você praticar e testar exaustivamente seus conhecimentos.
  3. 10 textos essenciais sobre segurança pública: selecionei 10 textos que publiquei em veículos diversos, e que vão lhe dar uma base sólida para saber argumentar sobre temas que dizem respeito à segurança pública.
  4. Lista de 14 filmes indispensáveis para o concurseiro policial: filmes são uma boa forma de entrar em contato com assuntos relevantes para o seu concurso policial. Selecionei 14 obras primas que vão lhe surpreender (dica: escreva uma redação sobre cada filme após assistir).

O Livro do Concurseiro Policial

Além do Livro do Concurseiro Policial verifique nossa seção com dicas de materiais. Lá você vai saber onde encontrar materiais específicos para o seu concurso.

Continue atento ao nosso blog. Em breve tenho mais novidades!

😉