Concurso Polícia Civil SP 2015

Concurso Polícia Civil de São Paulo 2015

No apagar das luzes de 2014 uma grande notícia circula nos bastidores das comunidades de concurseiros policiais no Brasil. É que a Polícia Civil do Estado de São Paulo planeja abrir um grande concurso no início de 2015, com a possibilidade de mais de 3.000 mil vagas de todos os níveis – ensino fundamental, médio e superior.

O delegado Mário Leite de Barros Filho, diretor da Academia de Polícia Civil de São Paulo, confirmou a notícia ao jornal Folha Dirigida, especializado em concursos públicos. Veja abaixo parte da entrevista que ele concedeu à Folha:

Um dos pontos que marcaram sua campanha à reeleição, a segurança pública está sendo colocada em pauta como uma das prioridades do governandor Geraldo Alckmin que, segundo dirigentes da Acadepol, vai autorizar a realização de novos concursos para reforçar o quadro de pessoal da Polícia Civil. “Há uma promessa, já pra o início do próximo ano, de autorização para o preenchimento de novos cargos. O governador já recebeu o número de vagas existentes (3.176) e, com base neste número, ele deve autorizar a realização dos concursos”, afirmou o diretor da Acadepol, delegado Mário Leite de Barros Filho, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, na última semana. A Polícia Civil informou que há 3.176 vagas em aberto, que poderão ser preenchidas pelos concursos em andamento e pelos novos concursos para 2015. O quantitativo para os próximos editais, no entanto, somente será informado após o encerramento dos concursos iniciados em 2014.
Antecedência – A exemplo dos concursos que aconteceram em 2014, a Acadepol adota a diretriz de transparência, anunciando seus concursos com antecedência. Com isso, os candidatos que desejam ingressar no quadro da Polícia Civil podem planejar seus estudos e não são apanhados de surpresa.  O delegado, entretano, adiantou que a nova série contemplará todas as carreiras da Polícia Civil e atenderá a carência existente atualmente. “A exemplo do que aconteceu nos últimos anos, vamos realizar concurso para todas as carreiras, atendendo ao número de vagas existentes, principalmente na carreira de escrivão de polícia”, completou.
Os primeiros editais serão publicados tão logo sejam concluídas as fases burocráticas dos concursos realizados em 2014 e esse processo poderá ser agilizado. “Nós estamos concluindo os concursos em andamento e estaremos em condições de desencadear uma nova série de concursos. Já temos tudo preparado para a realização dos certames da forma que a gente já vem realizando”, garantiu o diretor. Os cargos de agente policial e agente de telecomunicações, que não fizeram parte da última série de editais, também serão contemplados com vagas, pois dentro da política de segurança do Estado são considerados cargos estratégicos.

Como a Folha Dirigida afirma, os cargos de Agente Policial e Agente de Telecomunicações são os mais prováveis de abrir vagas, já que não foram contemplados no último concurso. Veja detalhes desses dois cargos caso seja do seu interesse:

Agente Policial – PC-SP

O último concurso de Agente Policial ocorrido foi em 2012, e o salário anunciado à época era de R$ 2.278,05 mil reais. Provavelmente esses valores aumentaram.

Caso você seja aprovado no concurso de Agente da Polícia Civil de São Paulo, terá as seguintes atribuições:

– Dirigir viatura policial ou veículo afim, responsável pelos cuidados essenciais como higiene, manutenção, conservação e bom funcionamento dos mesmos, no período em que os estiver utilizando;

– Conduzir ou participar de flagrantes;

– Atender ocorrências policiais;

– Auxiliar e fazer ações e pesquisas investigativas, com a finalidade de estabelecer as causas, circunstâncias e autoria das infrações penais e administrativas (por exemplo: campanas, interceptações telefônicas etc);

– Efetuar diligências policiais, dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão;

– Coletar dados objetivos e subjetivos pertinentes aos vestígios encontrados em bens, objetos e em locais de cometimento de infrações penais para os fins de apuração de infrações penais;

-Executar a busca pessoal, a identificação criminal e dactiloscópica de pessoas (na ausência do Papiloscopista Policial) para captação dos elementos indicativos de autoria de infrações penais.

Veja as exigências para assumir o cargo:

– Ser brasileiro;

– Ter no mínimo 18 anos de idade;

– Não registrar antecedentes criminais;

– Estar no gozo dos direitos políticos;

– Estar em dia com o serviço militar;

– Ter capacidade física e mental para o exercício do cargo;

– Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada;

– Ser habilitado para a condução de veículos automotores na categoria “D”, no mínimo;

– Ter sido aprovado no Concurso, observado o número de vagas colocadas à disposição;

– Ser portador de certificado de conclusão de nível fundamental expedido por instituição de ensino, pública ou privada, devidamente reconhecido e registrado;

– E ter conhecimento prático em digitação.

Se esse concurso lhe interessar, os assuntos que deve estudar desde agora são:  Língua Portuguesa; Noções de Direito; Noções de Criminologia; Noções de Lógica e Noções de Informática.

Veja no vídeo a seguir o treinamento dos Agentes da Polícia Civil de São Paulo:

Baixe o último Edital do Concurso de Agente da Polícia Civil de São Paulo!

Grupo de Estudo Concursos Policiais

Agente de Telecomunicações PC-SP

Já o último concurso para Agente de Telecomunicações da Polícia Civil de São Paulo ocorreu em 2011 (220 vagas) e ofereceu um salário de R$ 2.682,38 mil reais.

O Agente de Telecomunicações trabalha com os meios eletrônicos de comunicação da Polícia Civil, sobretudo rádios e, modernamente, dedica-se também à Informática, em especial à Intranet (parte da Internet exclusiva da Polícia Civil).

Confira os requisitos para assumir o cargo:

– Ter sido CLASSIFICADO no concurso;

– Ser brasileiro;

– Ter no mínimo 18 anos de idade;

– Não registrar antecedentes criminais incompatíveis com o cargo;

– Estar no gozo dos direitos políticos;

– Ser portador de certificado de conclusão de ensino médio expedido por escola oficial ou reconhecida e devidamente registrado, nos termos da Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

– Estar em dia com o serviço militar (para os candidatos do sexo masculino);

– Ter capacidade física e mental para o exercício da função;

– Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada;

– Ser habilitado para a condução de veículos automotores na categoria “B”, no mínimo.

No vídeo a seguir você confere alguns detalhes sobre a atuação dos agentes de telecomunicações da PC-SP:

Baixe o último Edital do Concurso de Agente de Telecomunicações da Polícia Civil de São Paulo!

***

Encontramos várias apostilas preparatórias completas, dos vários cargos da Polícia Civil de São Paulo, por um preço bastante justo e acessível. Vale muito a pena começar a estudar desde já. Esse seria um grande diferencial contra a concorrência!

Em breve faremos mais publicações sobre o concurso aqui no blog. Aguardem!