Concurso PMRN 2016

Concurso PMRN 2016

Saudações a todos e todas potiguares que estão ligados aqui no Concurso Policial. Este é um momento de euforia para quem é concurseiro policial e está atento aos concursos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. É que foram anunciados os concursos para o Curso de Formação de Oficiais PMRN (CFO – PMRN) e para o Curso de Formação de Soldados PMRN – CFSd PMRN.

Confira o vídeo a seguir, com uma entrevista do Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Ângelo, confirmando a realização do concurso:

Pois é… Como disse o Comandante, o edital deve sair daqui a pouco tempo, e desde já torna-se obrigatória sua preparação, se antecipando dos concorrentes que estudam em cima da hora. Neste artigo vou lhe mostrar todas as informações que você precisa para iniciar uma preparação sólida, indicando materiais bem interessantes.

Vamos lá!

Concurso de Soldado e Oficial anterior

Os últimos concursos de soldado e oficial PMRN ocorreram em 2005. Enquanto o Concurso de Soldado foi feito pela Consultec, o concurso de oficiais foi realizado pela ESPP. Veja os requisitos para ambas as carreiras (de acordo com o último concurso):

Requisitos para ingressar na PMRN:

  1. Para a investidura do cargo o candidato deverá ter sido aprovado em todas as etapas do concurso, inerentes ao cargo que deseja ocupar.
  2. Para o cargo de policial militar masculino, o candidato deverá ser brasileiro nato ou naturalizado, na conformidade da Lei.
  3. Possuir ilibada conduta pública e privada, comprovada documentalmente por certidão de antecedentes criminais (ITEP), certidões negativas emitidas pela Justiça Federal, Eleitoral, Militar e do Distribuidor Criminal, demonstrando não estar, o candidato, indiciado, denunciado ou em cumprimento de pena criminal, inclusive até o término do CFSd.
  4. Não ter sofrido condenação criminal, com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função policial militar.
  5. Estar quite com as obrigações militares, devendo ser portador do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação.
  6. Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva.
  7. Ter, no mínimo, 1,65m de altura.
  8. Ter, no mínimo, 19 (dezenove) e, no máximo, 30 (trinta) anos de idade.
  9. Haver concluído o Ensino Médio ou equivalente, devidamente comprovado, por meio de diploma, certificado ou declaração reconhecidos legalmente, por Secretaria da Educação de qualquer das Unidades Federativas Brasileiras ou pelo Ministério da Educação.
  10. Para o cargo de policial-militar os documentos comprobatórios dos requisitos acima enumerados deverão ser apresentados na ocasião da matrícula no Curso de Formação de Soldados, sob pena de anulação sumária da inscrição e de todos os atos decorrentes.

Salário e trabalho na PMRN

Concurso PMRN 2016

O Oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte tem como atribuição assumir funções de comando e chefia de frações de tropa, no âmbito administrativo e operacional, materializando a atividade fim da Polícia Militar (policiamento ostensivo geral e a preservação da ordem pública), através de emprego preventivo e/ou repressivo, o respeito aos direitos humanos, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas, e os bens públicos e/ou privados, contra qualquer ato delituoso.

Além disso, deve dirigir, coordenar, fiscalizar e controlar a segurança externa de penitenciárias, o policiamento de trânsito nos municípios conveniados, como também o serviço de patrulhamento florestal, prevenção e combate a incêndios e busca e salvamento.

Já o Soldado PMRN deve, ordinariamente, desempenhar as atribuições da missão constitucional de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública através dos seguintes tipos de policiamento em todo o território do Rio Grande do Norte:

  • Ostensivo normal, urbano e rural;
  • De Trânsito;
  • Florestal e de mananciais;
  • Rodoviário, nas rodovias estaduais;
  • De Rádio Patrulha terrestre e aérea;
  • Segurança externa dos estabelecimentos penais do Estado;
  • E outros definidos por lei.

E aí? Preparado para essas missões?

Caso você seja aprovado no Concurso de Soldado, receberá R$2.900 mil reais após o curso formação, enquanto na função de 2º Tenente (primeiro posto na carreira do oficial), você receberá R$7.900 reais mensais após o curso de formação. (Valores referentes a março de 2016).

Como estudar para o Concurso da PMRN

A base de qualquer preparação para o próximo concurso deve se basear nos concursos anteriores, ocorridos em 2015. Veja o que precisa estudar…

O que cai na prova de Soldado PMRN

  • Língua Portuguesa: 20 questões
  • Matemática: 20 questões
  • Geografia Geral/Geografia RN: 20 questões
  • História: 20 questões
  • Atualidades: 10 questões
  • Aspectos Geoeconômicos/RN: 10 questões

O que cai na prova de Oficial PMRN

  • Língua Portuguesa/Literatura Brasileira: 25 questões
  • Língua Estrangeira
  • História: 45 questões
  • Geografia: 45 questões
  • Redação

Apostila Concurso PM-RN 2016

O primeiro passo é garantir o acesso aos editais anteriores, que possuem o conteúdo programático dos últimos concursos detalhados. Pegue aqui o edital anterior de Soldado PM e aqui o edital anterior de Oficial PM.

Materiais para baixar

É fundamental que você tenha as provas dos concursos anteriores para ter uma noção de como as questões são cobradas. Pegue a seguir prova e gabarito do concurso de soldado:

Pegue as provas e gabarito do concurso de oficiais:

Independentemente do que possa cair no próximo concurso, certamente teremos conteúdo específico, que diz respeito à realidade do estado do Rio Grande do Norte. Por isso busquei um material que pudesse lhe dar desde agora, antes do edital sair, uma boa noção dessa parte dos assuntos, um livro completo sobre a história do Rio Grande do Norte. Pegue enquanto está disponível!

Também sugiro que você adquira meu eBook, o Livro do Concurseiro Policial, que possui dicas de preparação, conteúdo de atualidades e temas que caem bastante em concursos policiais, dicas sobre as etapas que você irá enfrentar além de relatos verdadeiros sobre a atividade policial. Além disso, com este eBook você conseguirá se manter motivado para o concurso da PMRN. Garanta o seu:

O Livro do Concurseiro Policial

O legal é que, junto com o eBook, você leva 4 bônus exclusivos:

  1. Vade Mecum Policial: uma compilação de leis e códigos que caem nos concursos policiais.
  2. Mais de 5 mil questões de concursos policiais: para você praticar e testar exaustivamente seus conhecimentos.
  3. 10 textos essenciais sobre segurança pública: selecionei 10 textos que publiquei em veículos diversos, e que vão lhe dar uma base sólida para saber argumentar sobre temas que dizem respeito à segurança pública.
  4. Lista de 14 filmes indispensáveis para o concurseiro policial: filmes são uma boa forma de entrar em contato com assuntos relevantes para o seu concurso policial. Selecionei 14 obras primas que vão lhe surpreender (dica: escreva uma redação sobre cada filme após assistir).

Pegue agora seu Livro do Concurseiro Policial e garanta um diferencial enorme na preparação, enquanto a concorrência está dormindo.

Fique atento às nossas próximas publicações. Muitas novidades, dicas e materiais sobre o CFO PMRN e o CFSd PMRN estão por vir. Aguarde!