Como passar no Concurso PMPE 2016 (com materiais)

Concurso PMPE 2016

Como anunciei aqui no Concurso Policial, saiu o edital do concurso de soldado da Polícia Militar de Pernambuco 2016 – Concurso PMPE 2016, com 1.500 mil vagas para soldado PMPE, com exigência de nível médio.

Neste artigo vou lhe dar muitas dicas para facilitar o seu entendimento sobre o concurso e melhorar a sua preparação. Antes de qualquer coisa, vamos analisar quais são os requisitos para tornar-se um soldado da Polícia Militar de Pernambuco.

Requisitos do Concurso PMPE 2016

  • Ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto no 70.436, de 18 de abril de 1972.
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.
  • Não possuir antecedentes criminais.
  • Estar em gozo de seus direitos civis e políticos.
  • Ter conduta civil compatível com o cargo policial militar, devidamente verificado em investigação social a cargo da Secretaria de Defesa Social.
  • Ter aptidão para a carreira militar do Estado, aferida através da prova escrita, exames de saúde, de aptidão física, aptidão psicológica, investigação social e curso de formação.
  • Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.
  • Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo, reconhecido nos moldes da legislação federal, no ato da matrícula no Curso de Formação e Habilitação de Praças.
  • Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 (vinte e nove) anos.
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na Categoria B.
  • Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Você já está apto em todos os requisitos?

Vantagens e trabalho do Soldado PMPE

Antes de decidir realizar qualquer concurso público é fundamental saber qual será seu futuro trabalho, bem como as vantagens (e até desvantagens) que ele irá lhe oferecer.

No caso do Concurso PMPE 2016, vale a pena saber que o soldado da PM do Pernambuco possui as seguintes atribuições:

  • Realizar policiamento ostensivo preventivo fardado.
  • Atender e solucionar ocorrências.
  • Executar atividades operacionais e policiamento reservado.
  • Restabelecer ordem pública.
  • Controlar distúrbios civis, entre outras atribuições.

Você se identifica com esse trabalho? A remuneração do Soldado PMPE é de R$ 2.319,88.

Fases do Concurso PMPE 2016

Concurso PMPE 2016

O concurso PMPE 2016 possui 5 fases:

  1. Exame de Habilidades e Conhecimentos, aferido por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
  2. Exames de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório.
  3. Avaliação psicológica, de caráter eliminatório.
  4. Exames Médicos, de caráter eliminatório.
  5. Investigação social, de caráter eliminatório, que ocorrerá durante todas as Etapas e Fases do concurso, até o prazo de 120 (cento e vinte) dias contados a partir da data da matrícula dos candidatos no Curso de Formação e Habilitação de Praças.

Preparado para essa jornada?

O que cai na prova do Concurso PMPE 2016

Para ser aprovado no concurso da Polícia Militar de Pernambuco é essencial ficar atento ao que exige o edital. Nesse sentido, veja abaixo o conteúdo programático que cai na prova, e materiais complementares para ajudar na sua preparação.

(Para um material completo, veja minha dica logo após a descrição do conteúdo programático).

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de textos. Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia e antonímia). Relações coesivas e semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, finalidade, comparação, oposição, adição, conclusão, explicação, etc.) entre orações, períodos ou parágrafos, indicados pelos vários tipos de expressões conectivas ou sequenciadores (conjunções, preposições, advérbios, etc.) Expressão escrita: divisão silábica, ortografia e acentuação (v. Reforma Ortográfica vigente). Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos. Pronomes de tratamento. Normas da flexão dos verbos regulares e irregulares. Formação de Palavras: Derivação, Composição, Hibridismo, etc. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de Pontuação. Padrões de concordância verbal e nominal. Padrões de regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicador de crase. Questões notacionais da língua: Por que, por quê, porque ou porquê; Mal ou mau; Mais ou mas; Meio ou meia; Onde ou aonde; Estar ou está. Figuras de linguagem.

Pegue um material de Língua Portuguesa!

O Livro do Concurseiro Policial

Matemática

Função; Progressão Aritmética; Progressão Geométrica; Juros simples e compostos; Análise combinatória; Probabilidade.

Pegue um material de Matemática!

Geografia

Formação territorial de Pernambuco. 1.1 Processos de formação. 1.2 Mesorregiões. 1.3 Microrregiões. 1.4 Regiões de Desenvolvimento – RD. 2. Aspectos físicos. 2.1 Clima. 2.2 Vegetação. 2.3 Relevo. 2.4 Hidrografia. 3. Aspectos Humanos e indicadores sociais. 3.1 População. 3.2 Economia. 3.3 O espaço rural de Pernambuco. 3.4 Urbanização em Pernambuco. 3.5 Movimentos culturais em Pernambuco. 4. A questão Ambiental em Pernambuco.

Pegue um material de Geografia!

História

Ocupação pré-colonial do atual Estado de Pernambuco:Ocupação Pré-Histórica de Pernambuco;Características socioculturais das populações indígenas que habitavam o território do atual estado de Pernambuco, antes dos primeiros contatos euro-americanos. A Capitânia de Pernambuco: a “Guerra dos Bárbaros”; a lavoura açucareira e mão de obra escrava; a Guerra dos Mascates; as instituições eclesiásticas e a sociedade colonial; Insurreição Pernambucana. A Província de Pernambuco no I e II Reinado: Pernambuco no contexto da Independência do Brasil;Movimentos Liberais: Confederação do Equador e Revolução Praieira;O tráfico transatlântico de escravos para terras pernambucanas;Cotidiano e formas de resistência escrava em Pernambuco;Crise da Lavoura canavieira;A participação dos políticos pernambucanos no processo de emancipação/abolição da escravatura. Pernambuco Republicano: Voto de Cabresto e Política dos governadores;Pernambuco sob a interventoria de Agamenon Magalhães; Movimentos sociais e repressão durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) em Pernambuco;Herança afro-descente em Pernambuco;Processo político em Pernambuco (2001-2015).

Pegue um material de História!

Conhecimentos de Direito e Garantias Fundamentais

Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos políticos; Dos Partidos Políticos.

Pegue um material de Direito e Garantias Fundamentais!

Material completo para o Concurso PMPE 2016

Todos os materiais que estou indicando acima são complementares. Ou seja: eles podem ser usados para ajudar no aprofundamento da sua preparação.

Se você quer um material completo, para lhe deixar no nível correto de concorrência, é preciso um material completo, com todos os assuntos que caem na prova, ponto a ponto. Para pegar o material que indicamos aqui, clique no banner abaixo:

Concurso Soldado PMPE 2016

Tanto o curso online quanto a apostila preparatória são extremamente indicados para os seus estudos.

Inscrições e informações sobre o Concurso PMPE 2016

Para obter mais informações sobre o Concurso PMPE 2016, acesse o site da UPENET, onde você poderá fazer a inscrição até o dia 10 de abril de 2016.

Se ainda tem dúvidas sobre o certame, baixe o edital para sanar todas as questões.

Fique atento ao Concurso Policial para mais dicas, materiais e informações!