Concurso PMPE com 1.500 vagas: saiba como se preparar!

Concurso da Polícia Militar de Pernambuco

Atenção: Veja aqui tudo sobre o próximo Concurso PM-PE!

Saudações concurseiros policiais pernambucanos!

Encontramos uma informação preciosa para quem está interessado em ingressar na Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Está confirmado para ainda este ano o edital do concurso com 1.500 mil vagas, uma chance e tanto para quem quer ser soldado da PMPE.

Veja o que foi publicado no site do Governo de Pernambuco, numa matéria sobre uma solenidade em que o Governador participou:

Ainda durante a solenidade, o governador reafirmou o compromisso com a realização de um novo concurso público para preenchimento de 1.500 vagas. ‘Tão logo a gente tenha condições de nomear, assim que melhorarmos o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, vamos fazer isso. A segurança é uma área prioritária’, argumentou Paulo Câmara. A expectativa é de que o edital para realização do certame seja publicado ainda este ano e as provas ocorram em 2016. O novo grupo de policiais deverá reforça a segurança no interior do Estado.

REPETINDO: “A expectativa é de que o edital para realização do certame seja publicado ainda este ano“.

A pergunta que você deve estar se fazendo agora é: como se preparar para o Concurso de Soldado da Polícia Militar de Pernambuco e garantir a aprovação? Vou lhe dar algumas dicas neste artigo. Vamos lá!

O último concurso de soldado PMPE

É essencial para ter uma boa base de estudos para o próximo concurso de soldado considerar o concurso anterior (2009). Vale lembrar que o seguinte conteúdo programático foi cobrado:

Língua Portuguesa

1. Análise de textos, objetivando reconhecer, entre outros aspectos: 1.1. O tema ou a idéia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 1.2. O argumento principal defendido pelo autor; 1.3. O objetivo ou finalidade pretendida; 1.4. A síntese do seu conteúdo global; 1.5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realizam; 1.6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética) que desempenham; 2. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 3. Categorias Gramaticais: funcionalidade no texto. 4. Flexão nominal e verbal. Concordância Nominal e Verbal. Regência nominal e verbal. Uso do sinal indicativo de crase.

Matemática

1. Múltiplos e Divisores (M.M.C e M.D.C.);2. Números Inteiros;3. Números Racionais; 4. Equações do 1º Grau. Sistema de Equação do 1º Grau, Problemas do 1º Grau; 5. Sistema de Medidas; 6. Razão e Proporção, Regra de Três Simples e Composta; 7. Porcentagem.

Geografia

1. População: Crescimento, Distribuição, Estrutura e Migrações; 2. Urbanização Brasileira; 3. O clima na Região Nordeste;4. As Regiões de Pernambuco Sertão, Agreste e Mata; 5. A Economia de Pernambuco; 6. O Mercado Importador e Exportador de Pernambuco;7. A Região Metropolitana de Recife;10. Blocos econômicos: Mercosul, União Européia, Nafta e Alca.

História

1. Invasões Holandesas em Pernambuco; 2. A Revolução Pernambucana de 1817; 3. Independência do Brasil; 4. A Abolição da Escravatura; 5. A política do café com leite; 6. A Era Vargas;7. Os Governos Militares; 8. O Brasil Atual.

Conhecimentos de Direito Constitucional

1. Dos Direitos e Garantias Fundamentais; 2. Conceitos; 3. Destinatários dos Direitos Fundamentais e princípio da Universalidade; 4. Relativização e Restrições aos Direitos Fundamentais; 5. Dos Direitos Fundamentais em Espécie; 6. Direito à vida; 7. Direito à Liberdade; 8. Princípio da Igualdade (Art. 5° I); 9. Princípio da legalidade e da Anterioridade Penal (Art. 5° ll, XXXIX); 10. Liberdade da Manifestação do Pensamento (Art. 5° lV);11. Inviolabilidade da Intimidade. Vida Privada, Honra e Imagem (Art. 5° X); 12. Inviolabilidade do Lar (Art. 5° XI); 13. Sigilo de Correspondência e de Comunicação (Art. 5° XII); 14. Liberdade de Locomoção (Art. 5° XV); 15. Direito de Reunião e de Associação (Art. 5° XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI); 16. Direito de Propriedade (Art. 5° XXII e XXIII); 17. Vedação ao Racismo (Art. 5° XLII); 18. Garantia às Integridades Física e Moral do Preso (Art. 5° XLIX); 19. Vedação às Provas Ilícitas (Art. 5° LVI); 20. Princípio da Presunção de Inocência (Art. 5° LVII); 21. Privilégio Contra a AutoIncriminação (Art. 5° LXIII).

***

Não é um conteúdo muito grande. Dá para focar na preparação desde já e garantir um bom diferencial. Mesmo porque, em concursos com conteúdo programático mais acessível a tendência é que a diferença entre os aprovados e os reprovados seja de poucas questões.

Iniciando a preparação

Concurso Soldado PMPE

Sugiro que você comece seus estudos testando seus conhecimentos com a prova do concurso de soldado PMPE 2009. Pegue aqui a prova completa e o gabarito!

Com esse primeiro teste você já terá uma noção boa de quais assuntos precisa se aprofundar. Repita a resolução da prova em outras ocasiões, para acompanhar suas evoluções.

Outra dica importante é responder outras questões da organizadora, que ainda será escolhida. Enquanto isso não está definido ainda, pegue provas da UPENET, que organizou o concurso de 2009, similares à de soldado PM, como a de Agente Penitenciário (prova e gabarito).

Mais alguns materiais

Observando o conteúdo programático, percebe-se que boa parte dele você consegue estudar agora, gratuitamente, precisando apenas de tempo e disposição para se dedicar.

Algumas dicas:

Concluindo…

Neste momento, o importante é que você comece a estudar, mesmo que seja pouco. Tente criar uma rotina diária para estar afiado quando o edital sair. Esse diferencial é fundamental para alcançar a aprovação.

Em breve trarei mais novidades. Até a próxima!

😉