Concurso PMCE 2016 – Uma grande novidade!

Concurso PMCE 2016

Um dos concursos policiais que estamos atentos aqui no Concurso Policial é o da Polícia Militar do Ceará – Concurso PMCE 2016. É bom lembrar que foi definido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), a realização de seleção que oferecerá 4.200 vagas para o cargo de soldado, com previsão de preenchimento de 1.500 por ano, até 2018.

Lembre-se quais são os requisitos para tornar-se policial militar no Ceará:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares.
  • Ter, na data de matrícula do Curso de Formação Profissional, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e inferior a 30 (trinta) anos.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade definitiva.
  • Possuir honorabilidade compatível com a situação de futuro militar estadual, tendo, para tanto, boa reputação social e não estando respondendo a processo criminal, nem indiciado em inquérito policial.
  • Não ser, nem ter sido, condenado judicialmente por prática criminosa.
  • Ter concluído, na data de inscrição, no mínimo, o Ensino Médio, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Não ter sido licenciado de Corporação Militar ou das Forças Armadas no comportamento inferior ao “bom”.
  • Não ter sido demitido, excluído ou licenciado ex officio “a bem da disciplina”, “a bem do serviço público” ou por decisão judicial de qualquer órgão público, da administração direta ou indireta, de Corporação Militar ou das Forças Armadas.
  • Ter, no mínimo 1,62m de altura, se candidato do sexo masculino, e 1,57m, se candidata do sexo feminino.
  • Se do sexo feminino, não estar grávida por ocasião do Curso de Formação Profissional devido à incompatibilidade desse estado com os exercícios exigidos.
  • Ter conhecimento do Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei nº 13.729/2006) e do Código Disciplinar da Polícia Militar do Ceará (Lei 13.407/03). 3.15 Para a investidura no cargo público, fica condicionada a inspeção médica realizada por junta da Perícia Médica do Estado.

Uma grande novidade no Concurso PMCE 2016

O legal é que a organizadora do certame já está definida. Veja a notícia da Folha Dirigida:

Concurso PMCE 2016

O resultado da nova licitação para a escolha da organizadora do concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará (PM-CE), na última terça-feira, 3 de maio, deverá consagrar o Instituto AOCP como responsável pela seleção. Após a abertura das propostas, a banca apresentou a melhor oferta e a homologação deverá acontecer nos próximos dias. A expectativa é que o edital seja publicado em breve.
Na primeira licitação, realizada em março, mas que foi cancelada, a Funece havia sido a escolhida. O termo de referência elaborado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE) também sofreu alterações com relação ao do processo anterior. O número de vagas caiu de 4.500 para 4.200, sendo 210 para candidatas do sexo feminino (antes eram 450). O nível de escolaridade permanece sendo o médio. Os demais requisitos também foram confirmados pelo documento: idade entre 18 e 30 anos até a data da matrícula no curso; altura mínima de 1,62m para homens e 1,57 para mulheres; carteira nacional de habilitação da categoria B em diante.
A hora é agora de estudar com antecedência e criar diferenciais contra a concorrência. Nossas dicas de material são a apostila preparatória completa e o Livro do Concurseiro Policial.
Fique atento ao Concurso Policial para obter dicas, novidades e materiais!
O Livro do Concurseiro Policial