Como passar no Concurso PM-SP: o Guia Completo (com materiais!)

Concurso PM-SP

O Concurso PM-SP é um dos mais badalados do circuito de concursos policiais no Brasil. Sempre oferecendo muitas vagas, e ocorrendo com frequência, muitos candidatos seguem à velha máxima de estudar até passar.

Embora já tenha publicado muitos posts aqui no Concurso Policial sobre o concurso da PM de São Paulo, resolvi fazer um artigo definitivo, onde você possa encontrar tudo que precisa para chegar à aprovação.

Antes de iniciarmos propriamente o estudo dos detalhes do concurso PM-SP, quero que você assista ao vídeo a seguir, que mostra em poucos minutos o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo:

Este vídeo é emblemático da quantidade de atuações que a PM-SP desenvolve, e o quanto seu papel, ao ser aprovado, será importante.

Você está preparado(a) para esses desafios?

Os cargos do Concurso PM-SP

Concurso PM-SP

Muita gente se confunde quando vai fazer o concurso para a Polícia Militar. É importante lembrar que existem duas carreiras possíveis no ingresso para a PM. Veja:

  • Oficiais: possuem a função de gerência e comando das organizações policiais-militares e das tropas.
  • Praças: fazem o trabalho mais ligado à execução das atividades policiais-militares.

O primeiro posto na carreira de oficiais é o de Tenente, a primeira graduação na carreira dos praças é o de soldado.

Veja as designações dos postos e graduações na Polícia Militar (só não inclui aquelas dos policiais em estágio e alunos em curso de formação):

Hierarquia Polícia Militar

Hierarquicamente, temos o soldado como a graduação inicial e o subtenente como a graduação final no quadro de praças.

No quadro de oficiais (que é hierarquicamente superior ao quadro de praças) temos o 2º tenente como posto inicial e o coronel como posto final.

Por isso a PMESP tem dois concursos públicos: o concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), onde o candidato é direcionado à Academia do Barro Branco, e o Concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), que dá acesso ao quadro de praças.

Neste artigo vou focar no concurso de soldados. Em breve faremos um outro sobre o concurso de oficiais.

O Concurso Soldado PM-SP vai ocorrer quando?

Concurso PMESP

Neste momento, temos uma notícia muito importante para quem quer tornar-se um policial militar paulista.

O Governador de São Paulo autorizou 2.200 vagas para o próximo concurso. Veja o decreto publicado no Diário Oficial do Estado no final de julho de 2017:

Autorização Concurso PM-SP

(Foram autorizadas 220 vagas para o Curso de Formação de Oficiais também, mas tratarei disso em outro artigo).

Cientes dessas milhares de vagas para os próximos meses, muitos candidatos estão focando com dedicação ao novo concurso.

É o que nós faremos a partir de agora.

O que faz o Soldado da PM-SP?

Concurso PM-SP

De maneira mais específica, o soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem como atribuição o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.

Essa missão envolve a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.

Sua atuação deve estar sempre em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade. Princípios que são adquiridos por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

O Curso é destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

Você está disposto a assumir essa missão?

Requisitos para ser soldado PM-SP

 

Antes de você iniciar a pensar no Concurso PM-SP, deve saber que, além de ser aprovado no concurso teórico, precisará cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 17 (dezessete) anos;
  • Ter idade máxima de 30 (trinta) anos;
  • Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros), se mulher e 160 cm (cento e sessenta centímetros), se homem;
  • Recolher a taxa de inscrição prevista no Edital do concurso.
  • O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; fizer alusão a: ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso; ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos; for visível na hipótese do uso de uniforme que comporte camisa de manga curta e bermuda, correspondente ao uniforme operacional de verão.

Os requisitos acima são para a inscrição no concurso. Para tomar posse no cargo, existem mais algumas exigências:

  • Possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo;
  • Possuir higidez física e mental;
  • Possuir perfil psicológico compatível com o exercício do cargo;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;
  • Se militar, estar enquadrado pelo menos no comportamento disciplinar “bom” ou equivalente, e não ter cometido, nos 2 (dois) últimos anos, transgressão disciplinar classificada como “grave” ou equivalente;
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente;
  • Ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”;
  • Ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas;
  • Se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido “ex officio” por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;
  • Não ter sido, nos últimos 5 (cinco) anos na forma da legislação vigente: responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; condenado em processo criminal transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena.

Sim, existem muitas exigências, e caso você tenha alguma pendência, é melhor se preocupar em sanar desde agora.

O salário do soldado PMESP

Concurso PM-SP

É importante tratarmos da questão salarial – um atrativo importante para muitos candidatos.

Atualmente, já durante o curso de formação (que tem a duração de um ano), você receberá cerca de R$2.992,54.

Após a formatura, os vencimentos passam para R$3.312,18 mil reais.

O que acha?

As etapas do concurso

Concurso PM-SP

Esse é um ponto muito importante, pois muitos candidatos pensam que o concurso da Polícia Militar se constitui apenas de uma prova escrita.

Ledo engano.

O Concurso PM-SP tem várias etapas distribuídas da seguinte forma:

Exames de Conhecimentos

Prova Objetiva (Parte I) – de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato necessário para o desempenho das atribuições (veja no próximo tópico o conteúdo programático).

Prova Dissertativa (Parte II) – de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.

Exames de Aptidão Física

De caráter eliminatório, visam avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo.

São exigidos exercícios de apoio de frente sobre o solo, abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos.

No edital do último concurso (ocorrido em 2017), que você baixará no final deste artigo), você verá os índices para iniciar desde agora seu treinamento.

Exames de Saúde

De caráter eliminatório, os quais visam avaliar as condições de saúde do candidato.

Exame Psicológico

De caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato para o exercício do cargo a que concorre.

Avaliação de conduta social

De caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outros possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse na Polícia Militar.

Análise de documentos

De caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.

Como estudar para o Concurso PM-SP

Concurso PM-SP

Já temos informações suficiente sobre o funcionamento do concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Agora vamos para o principal: a preparação.

Vejamos quais são as disciplinas que caem no Concurso da PM paulista:

  1. Língua Portuguesa – 18 questões
  2. Matemática – 12 questões
  3. Conhecimentos Gerais (História Geral, História do Brasil, Geografia e Atualidades) – 10 questões
  4. Noções de Informática – 5 questões
  5. Noções de Administração Pública – 5 questões
  6. Redação Dissertativa

Veja o gráfico com as porcentagens das disciplinas que caem no concurso PM-SP:

Disciplinas do Concurso PM-SPComo é possível observar no gráfico, 60% das questões são de Português e Matemática.

Embora sejam disciplinas consideradas “fáceis” por muitos candidatos, é justamente aí onde acontecem os tropeços.

Ter bons desempenhos nessas duas disciplinas são a base para a aprovação!

Material Completo - Concurso PM-SP

Selecionei alguns materiais que podem lhe ajudar bastante na preparação para o Concurso PM-SP desde agora.

A sugestão é que você combine um material completo, que tenha tudo previsto no edital, com os materiais complementares a seguir.

Tenho certeza que suas possibilidades de aprovação vão crescer bastante com esses materiais. Confira:

O que achou dos materiais? Deixe um comentário dando sua opinião.

Uma mensagem final

O trabalho policial-militar é bastante desafiador, e pode lhe trazer diversas dificuldades. Na verdade, sua vida mudará completamente após tornar-se policial militar.

Seus amigos, familiares e conhecidos vão lhe olhar com outros olhos, pois sua função trará novas responsabilidades para sua vida.

Portanto, antes de fazer o concurso para a Polícia Militar, é importante se olhar internamente para saber se você está preparado(a) para arriscar sua vida para garantir segurança à sociedade.

Caso seu interesse no concurso PM-SP seja apenas financeiro, suas chances de se frustrar são muito grandes. A PM é uma profissão que exige mais que o cumprimento de procedimentos burocráticos.

A boa notícia é que você pode ter muito prazer ajudando as pessoas através das prerrogativas assumidas na Polícia Militar.

É torcendo por isso que estou aqui para lhe ajudar nessa trajetória.

Deixe um comentário com dúvidas, dicas, depoimentos e desabafos sobre o concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Terei muito prazer de ler e responder.

😉

  • Pingback: ()

  • Isac Atanazio

    Olá Danilo! Meu nome é Isac e sempre leio seus artigos já fiz o concurso da PM/SP, e fui reprovado duas vezes e sempre mim perguntava onde estou errando, pois tenho todos os matérias de estudos, fiz a prova em 2015, meus colegas passaram os que estudou comigo, até fui habilitado mais não fui convocado para o taf. A pergunta é, vc teria alguma dica de estudo para mim passar, além desse artigo magnífico que fez? Parabéns pela iniciativa!

  • Oi, Isac! Uma dúvida… Como é sua rotina de estudos?

  • Angela Caroline Pinheiro

    Olá Danilo,
    meu nome é Ângela e gostaria de saber se ter habilitação é obrigatório para ambos os sexos? E em caso de aprovação, você pode ser desclassificado se não possuir CNH?

  • Oi, Angela! A CNH é obrigatória para ambos os sexos, sim. A boa notícia é que, se você iniciar agora a fazer sua CNH, terá tempo de fazer o concurso sem correr o risco de ser desclassificada por conta disso. Abraço!