Concurso PM-RN – O Guia Completo (com materiais em PDF!)

Concurso PM-RN

O Concurso PM-RN é um dos certames mais importantes entre os concursos policiais do Norte-Nordeste, e vale uma atenção aprofundada aqui no Concurso Policial.

Como sempre faço aqui, vamos dissecar o concurso de soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para que não reste dúvidas na sua preparação.

Peço que deixe um comentário caso surja alguma dúvida. Faço questão de esclarecer e buscar respostas para ajudar nos seus estudos.

Vamos lá!

O Concurso PM-RN vai mesmo ocorrer?

PM-RN

O último concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte ocorreu em 2005, portanto, há mais de 10 anos.

De lá para cá a Corporação perdeu muito efetivo, e chegou a hora de realizar um novo concurso público. Dessa vez o edital trará 1.000 mil vagas, e a organizadora já foi escolhida. Veja o que foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte:

Organizadora Concurso PM-RN

É isso mesmo! O edital já está no forno, a organizadora (IBADE) já foi escolhida e você só tem uma opção: estudar!

Conhecendo a PM-RN

Concurso PM Rio Grande do Norte

Faço questão de lembrar para cada concurseiro policial que antes de desejar ser policial militar, você precisa conhecer a instituição que irá servir.

Afinal, você sabe o que a PM do Rio Grande do Norte faz?

Como as demais polícias militares, a PMRN é responsável pela manutenção da ordem pública e pelo policiamento ostensivo, em todo o estado do Rio Grande do Norte.

Para você entender rapidamente que tipo de trabalho irá assumir, leia o compromisso que precisará fazer antes de tornar-se policial militar:

“Ao ingressar na Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”

Fonte: Estatuto da PM-RN

E então, essa é a instituição que você sonha servir?

Atribuições do Soldado PM-RN

Concurso Soldado PMRN

Agora vamos conhecer as atribuições reais do policial militar. Ou seja… O que você vai fazer após ter sido aprovado no concurso. Inicialmente, saiba que você poderá atuar nas seguintes modalidades de policiamento:

  • Ostensivo normal, urbano e rural.
  • De Trânsito.
  • Florestal e de mananciais.
  • Rodoviário, nas rodovias estaduais.
  • De Rádio Patrulha terrestre e aérea.
  • Segurança externa dos estabelecimentos penais do Estado.

Mas não é só isso. Extraordinariamente, você pode receber ordens para realizar as seguintes atividades:

  • Auxiliar de serviços gerais (limpeza das dependências dos quartéis).
  • Auxiliar de tesouraria.
  • Auxiliar de aprovisionamento.
  • Auxiliar de almoxarifado.
  • Auxiliar de serviço de manutenção.
  • Auxiliar de arquivo.
  • Auxiliar de serviço de inteligência.
  • Digitador.
  • Armeiro.
  • Auxiliar de relações públicas.
  • Outros serviços inerentes à atividade administrativa que sejam determinados pelos superiores hierárquicos conforme as leis e os regulamentos.

E então, você está preparado para esses desafios?

Exigências para tornar-se Soldado PM-RN

Edital concurso PM-RN

De acordo com o último edital, publicado em 2005, as exigências para tornar-se soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte são as seguintes:

  1. Para a investidura do cargo o candidato deverá ter sido aprovado em todas as etapas do concurso, inerentes ao cargo que deseja ocupar.
  2. Para o cargo de policial-militar masculino, o candidato deverá ser brasileiro nato ou naturalizado, na conformidade da Lei.
  3. Possuir ilibada conduta pública e privada, comprovada documentalmente por certidão de antecedentes criminais (ITEP), certidões negativas emitidas pela Justiça Federal, Eleitoral, Militar e do Distribuidor Criminal, demonstrando não estar, o candidato, indiciado, denunciado ou em cumprimento de pena criminal, inclusive até o término do CFSd.
  4. Não ter sofrido condenação criminal, com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função policial militar.
  5. Estar quite com as obrigações militares, devendo ser portador do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação.
  6. Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva.
  7. Ter, no mínimo, 1,65m de altura.
  8. Ter, no mínimo, 19 (dezenove) e, no máximo, 30 (trinta) anos de idade, completos.
  9. Haver concluído o Ensino Médio ou equivalente, devidamente comprovado, por meio de diploma, certificado ou declaração reconhecidos legalmente, por Secretaria da Educação de qualquer das Unidades Federativas Brasileiras ou pelo Ministério da Educação.

Se você ainda não possui esses requisitos, é bom providenciar, se puder.

As etapas do Concurso PM-RN

Edital Concurso PM-RN

Muita gente pensa que um concurso policial é como os concursos das outras áreas do serviço público, mas isso não é verdade.

Já vi muito candidato bom, passando na fase de conhecimentos e se perdendo nas demais etapas de concursos policiais. Veja quais são elas:

1ª ETAPA – De caráter classificatório e eliminatório, consistirá de Exame Intelectual para mensurar conhecimentos gerais dos candidatos, mediante aplicação de prova objetiva.

2ª ETAPA – De caráter eliminatório, será composta de Exames de Avaliação de Condicionamento Físico.

3ª ETAPA – De caráter eliminatório, constará de Exames de Saúde.

4ª ETAPA – De caráter classificatório e eliminatório, será o Curso de Formação de Soldados, com duração média de 06 (seis) meses.

Caso você não passe em qualquer etapa dessas, está fora do concurso público da PM do Rio Grande do Norte.

É bom ficar atento desde já a cada uma delas.

O que cai na prova

Vamos focar agora na primeira parte do Concurso PM-RN. Você sabe o que precisará estudar para ser aprovado no certame?

Veja as disciplinas que caem:

O Livro do Concurseiro Policial

  • Língua Portuguesa (20 questões)
  • Matemática (20 questões)
  • Geografia Geral/Geografia RN (20 questões)
  • História (20 questões)
  • Atualidades (10 questões)
  • Aspectos Geoeconômicos/RN (10 questões)

Não se preocupe… Para não ficar atrás da concorrência, pegue os materiais a seguir.

Apostilas Concurso PM-RN

Uma pergunta que muitos candidatos fazem ao estudar para um concurso público: é possível alcançar a provação sem gastar com materiais?

Acredito, sim, que é possível. Mas há um risco grande: a perda de tempo.

Materiais gratuitos têm conteúdos desatualizados, tópicos de mais ou de menos comparando com o edital, o que pode lhe render prejuízos significativos.

Por isso, minha dica sempre é garantir um material básico, que guie sua preparação. Se você pensar que a aquisição de um material será compensada imensamente no seu primeiro salário, uma apostila ou curso preparatório é um excelente investimento. Minha dica é o material a seguir:

Apostila Concurso PM-RN

Pronto. Agora que você tem uma apostila completa, atualizada e feita com base no Concurso PM-RN, vamos pegar alguns materiais complementares, para alcançar diferenciais contra a concorrência.

Apostila de História do Rio Grande do Norte

Pra começar, uma apostila de respeito falando de maneira bem aprofundada da História do Rio Grande do Norte. Produzida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, esse material lhe dará diferenciais incríveis.

Pegue aqui a apostila de História!

Apostila de Geografia

Um dos assuntos importantes do conteúdo programático de Geografia no Concurso PM-RN é o tópico de energias renováveis. É bom estar atento a esse conteúdo, já que ele é uma das grandes preocupações da contemporaneidade. Por isso selecionei essa apostila sobre apostilas renováveis:

Pegue aqui a apostila de Geografia!

Apostila de Matemática

Matemática costuma ser um problema para muitos candidatos. Não pode ser o seu caso, se quer ser aprovado. Por isso selecionei uma apostila interessantíssima para complementar sua preparação.

Pegue aqui a apostila de Matemática!

Uma mensagem final

Ao se propor a tornar-se policial militar você está admitindo correr risco por pessoas que você nunca viu na vida.

Precisará trabalhar em ambientes muitas vezes inóspitos. Em algumas circunstâncias, a chuva, o frio, o calor e outras intempéries precisarão ser superadas para que sua missão seja cumprida.

Antes de iniciar seus estudos pense muito nisso. Ser policial é bastante desafiador!

A recompensa é perceber a importância de ser referência para uma comunidade. Garantir a paz, a ordem e a vida. Se esse é seu sonho, a hora de estudar é agora!