Concurso Detran-SP 2013 – o que estudar?

Concurso DETRAN-SP - 1200 vagas

O edital do concurso para o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo já foi lançado, agora os candidatos estão correndo para iniciar os estudos. Para nortear as leituras, evitando estudar mais que o necessário e deixar de estudar o que irá cair, segue o que cada candidato deve estudar, de acordo com o seu cargo:

Clique e adquira apostilas por menos de R$50,00 (promoção)!

Oficial Estadual de Trânsito (600 vagas)

Língua Portuguesa: Interpretação de texto: verbal e não verbal. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção (emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem). Vozes verbais: ativa e passiva. Pontuação. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase.

Matemática: Operações com números reais. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

Legislação: Constituição do Estado de São Paulo (Artigos 111 a 116) e Legislação do Sistema de Acesso à Informação (SIC) – Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e Regulamentação no Estado de São Paulo: Decreto n.º 58.052, de 16 de maio de 2012.

Noções de Informática: Conhecimentos sobre os princípios básicos de informática: sistema operacional; diretórios e arquivos. Conhecimentos de aplicativos: processadores de textos (Word), planilhas (Excel). Navegação Internet: pesquisa WEB, sites. Uso de correio eletrônico: caixa postal, mensagens (ler, apagar, escrever, anexar, arquivos e extração de cópias).

Conhecimentos Específicos: Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) – Nº 168/2004 e Nº 432/2013.

Agente Estadual de Trânsito (660 vagas)

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa: Interpretação de texto: verbal e não verbal. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção (emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem). Vozes verbais: ativa e passiva. Pontuação. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase.

Matemática: Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo
divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três
simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Relação
entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Raciocínio lógico.
Resolução de situações problema.

Direito Administrativo: O Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo: as funções do Estado. A função política ou de governo. Princípios constitucionais do Direito Administrativo Brasileiro. Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista: conceito, regime jurídico. Relações com a pessoa que as criou. Contrato de Gestão: Contrato de Gestão entre Estado e entidades da Administração Indireta/Organizações sociais. Atos administrativos: Conceito, perfeição, requisitos, elementos, pressupostos, vinculação e discricionariedade. Revogação. Invalidade. O procedimento (ou processo) administrativo: conceito, requisitos, importância. Licitação (Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores): princípios e pressupostos; Contrato Administrativo: alterações; extinção; prazo e prorrogação; formalidades; pagamentos e equilíbrio econômico-financeiro.  Responsabilidade do Estado; Controle externo e interno. Controle parlamentar direto. Controle pelo Tribunal de Contas. Discricionariedade administrativa e Controle Judicial. Servidores Públicos: agentes públicos. Cargo, emprego e função pública.

Legislação

a) Constituição do Estado de São Paulo: Artigos 111 a 116;
b) Legislação do Sistema de Acesso à Informação (SIC):
– Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.
– Regulamentação no Estado de São Paulo: Decreto n.º 58.052, de 16 de
maio de 2012.

Noções de Informática: Conhecimentos sobre os princípios básicos de informática: sistema operacional; diretórios e arquivos. Conhecimentos de aplicativos: processadores de textos (Word), planilhas (Excel). Navegação Internet: pesquisa WEB, sites. Uso de correio eletrônico: caixa postal, mensagens (ler, apagar,
escrever, anexar, arquivos e extração de cópias).

Conhecimentos Específicos

Gestão Pública: planejamento e gestão estratégica; ética no serviço público; conceitos de eficiência, eficácia e efetividade na administração pública; qualidade no serviço público; avaliação e mensuração do desempenho governamental; novas formas organizacionais: consórcios públicos, agências reguladoras e executivas; organizações sociais (OS), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP); instrumentos de contratualização do poder público: contrato de gestão, termo de parceria; gerenciamento de programas e projetos; controles internos e externos; responsabilização e prestação de contas; transparência; ouvidoria nas organizações públicas; Planejamento orçamentário público e seus instrumentos:
Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. Lei de Responsabilidade Fiscal.

Legislação de Trânsito

Código de Trânsito Brasileiro e atualizações e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) – Nº 168/2004, Nº 182/2005, Nº 425/2012, Nº 432/2013.

*********************************

Quer iniciar os estudos? Adquira apostilas em preços promocionais!

Mãos à obra! Continue acompanhando o Concurso Policial e obtenha dicas, informações e material de estudo exclusivo.

😉