Concurso de Soldados PMESP 2013 – a carreira de praça

Concurso de Soldados da PM de São Paulo

A carreira do policial militar se inicia com a graduação de soldado. Este, após concluir o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública na Escola Superior de Soldados Cel PM Assumpção (ESSd) ou em outros centros pelo interior de São Paulo, ingressa no corpo de membros da corporação é Soldado de 2ª classe. Após 1 ano, torna-se Sd 1ª classe.

Adquira agora, sua apostila preparatória em preço promocional!

Após a realização de provas e concursos internos ele pode galgar a graduação de Cabo, recebendo, assim, maiores atribuições e responsabilidades, da mesma forma que receberá maiores poderes de mando sobre a classe anterior a qual ele pertencia.

Em seguida, mediante concurso, o Cabo pode vir a se tornar 3º Sargento após permanecer durante um ano na Escola Superior de Sargentos (ESSgt) fazendo o Curso Superior de Tecnologo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública I, recebendo em seguida o citado título e obtendo então uma competência ainda maior: a de se tornar o braço direito dos Tenentes.

Após galgado tal graduação, 3º Sargento, decorrido certo período, o mesmo poderá alcançar uma nova promoção (2º Sargento), após ter decorrido algum tempo devido ao seu tempo na função, o mesmo ocorrendo para 1º Sargento, e o mesmo irá para a ESSgt para realização do Curso Superior de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e preservação da Ordem Pública II.

O 1° Sargento pode vir a se tornar a Subtenente, última promoção na carreira, para exercer uma missão de grande relevância, devido a vasta experiência operacional e administrativa. Ao ingressar na reserva, existe a previsão imediata para praças, desta forma, o Subtenete é promovido ao posto de 2° Tenente, e a mesma previsão legal extende-se a todas as demais praças respeitando a sequência na carreira.

Fonte: Polícia Militar do Estado de São Paulo