Concurso CFSd PMBA 2012 – recurso para a redação

Recurso para a Redação do CFSd PMBA 2012

Os candidatos que realizaram o concurso para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia 2012 (CFSd PMBA 2012), após a divulgação do resultado da 2ª etapa (prova discursiva/redação), terão até o dia 18 de março para interpor recurso sobre a correção das redações. Muita gente costuma ignorar esta possibilidade, por comodismo ou por entender que não valerá a pena, sem saber o que está em jogo.

Observemos, por exemplo a classificação dos candidatos à vaga de policial militar masculino para Salvador (Região 01). Com 750 vagas disponíveis, o candidato classificado em 736º está com a nota 138,16. Esta nota é nada mais nada menos que a mesma do candidato da colocação 768! Ou seja, neste caso, 32 candidatos estão com a mesma nota, sendo necessário apenas um centésimo a mais para que um candidato ganhe ou perca a vaga!

Por isso, colegas concurseiros, não percam tempo. Acessem suas provas de Redação no site da Fundação Carlos Chagas (clique!) e vejam o que pode ser objeto de recurso. Abaixo, o que o edital prescreve em relação a este procedimento:

DOS RECURSOS

10.1 Serão admitidos recursos quanto:

a) ao indeferimento das inscrições;
b) à aplicação das provas;
c) às questões da 1ª Etapa: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e gabaritos preliminares;
d) à 2ª Etapa: Prova Discursiva – Redação;
e) ao resultado preliminar 1ª Etapa: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e 2ª Etapa: Prova Discursiva – Redação;
f) à vista da 2ª Etapa: Prova Discursiva – Redação.

10.2 Os recursos deverão ser interpostos no prazo de 2 (dois) dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

10.2.1 Somente serão considerados os recursos interpostos no prazo estipulado para a fase a que se referem.

10.2.2 Não serão aceitos os recursos interpostos em prazo destinado a evento diverso do questionado.

10.3 Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento referido no item 10.1, deste Capítulo, devidamente fundamentado, sendo desconsiderado recurso de igual teor.

10.4 Os recursos deverão ser interpostos exclusivamente pela Internet, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), de acordo com as instruções constantes na página do Concurso Público.

10.4.1 No espaço reservado às razões do recurso fica VEDADA QUALQUER IDENTIFICAÇÃO (nome do candidato ou qualquer outro meio que o identifique), sob pena de não conhecimento do recurso.

10.4.2 Somente serão apreciados os recursos interpostos e transmitidos conforme as instruções contidas neste Edital, nos editais de convocação e no site da Fundação Carlos Chagas. 10.4.3 A Fundação Carlos Chagas e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia não se responsabilizam por recursos não recebidos por motivo de ordem técnica dos computadores, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica,
bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

10.5 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.

10.6 Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile (fax), telex, telegrama, e-mail ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

10.7 Será concedida vista da Folha de Respostas da 1ª Etapa: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais a todos os candidatos que realizaram prova.

10.8 A vista da 2ª Etapa: Prova Discursiva – Redação será concedida a todos os candidatos habilitados na 1ª Etapa: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, conforme Capítulos 6 e 7, deste Edital, em período a ser informado em Edital específico.

10.8.1 A vista da 2ª Etapa: Prova Discursiva – Redação será realizada no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) em data e horário a serem oportunamente divulgados no Diário Oficial do Estado da Bahia. As instruções para a vista de prova estarão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas.

10.9 A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

10.10O gabarito divulgado poderá ser alterado, em função dos recursos interpostos, e a prova será corrigida de acordo com o gabarito oficial definitivo.

10.11O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

10.12Na ocorrência do disposto nos itens 10.10 e 10.11 e/ou em caso de provimento de recurso, poderá ocorrer a classificação ou a desclassificação do candidato que obtiver, ou não, a nota mínima exigida para a prova.

10.13 Serão indeferidos os recursos:

a) cujo teor desrespeite a Banca Examinadora;
b) que estejam em desacordo com as especificações contidas neste Capítulo;
c) cuja fundamentação não corresponda à questão recursada;
d) sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente ou incoerente ou os intempestivos;
e) encaminhados por meio da Imprensa e/ou de “redes sociais online”.
10.14Os recursos cujo teor desrespeite a Banca Examinadora serão liminarmente indeferidos.
10.15 As decisões dos recursos serão levadas ao conhecimento dos candidatos por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), não tendo caráter didático, e ficarão disponíveis pelo prazo de 7 (sete) dias a contar da data de publicação do respectivo Edital.

É só aguardar as instruções da Carlos Chagas e arriscar entrar na lista de convocados (ou se manter nela!)

😉

  • Franklin de Moura

    Não consigo consultar minha redação… será que já não tem mais jeito? eu fui aprovado, mas não fiquei dentro das vagas

  • Diego

    Caso entre com recurso e a nota seja alterada, essa alteração pode vir a prejudicar ou somente beneficiar?
    Creio que essa dúvida é a de muitos além de mim. Desde já Obrigado.

  • Tiaguinho – Ba

    também tenho esta dúvida. o recurso pode vim a prejudicar em quais sentidos??? diminuir a nota por exemplo???…

  • neumadson oliveira

    Boa tarde pessoal!
    Qual o procedimento para entrar com recurso na FCC, links, etc. Pois as notas e observações descritas pelos examinadores da banca não condizem com a realidade da minha prova. meu e-mail é (superniver@gmail.com).
    desde já grato, neumadson oliveira…

  • Thiago shak

    Alguém ai já ouviu falar de algum ponto ganho em recurso de redação da fcc?

  • josenaldo

    já saio o resultado dos recursos sobre redação ainda não vi quem já

  • Ronilso lazaro

    Quando saem os resultados dos recursos interpostos sobre o resultados preliminar da prova discursiva do concurso para formação de soldados da Bahia 2012?