Concurso CFO PMBA 2013 – nível médio ou superior?

Concurso CFO PMBA 2013

Faz alguns anos que esta discussão ocorre: afinal, o próximo concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (CFO PMBA) continuará exigindo nível médio? A resposta é crucial, pois caso a atual exigência mude, muitos candidatos podem sair dos requisitos do concurso.

O fato é que há, sim, uma reivindicação entre os oficiais da Polícia Militar da Bahia para que o concurso passe a exigir nível superior. Por um motivo simples: com a mudança, automaticamente, os vencimentos dos oficiais sofreriam alterações positivas, pois o Estado diferencia os salários dos servidores que ingressam no funcionalismo com nível médio daqueles que já possuem nível superior.

Mais: visando estar no mesmo contexto de reivindicação de privilégios que os delegados, promotores e juízes, a tendência geral (assim querem a maioria dos oficiais) é que a exigência seja no nível superior em Direito. Mas qual a possibilidade disso ocorrer?

Neste momento, existe um grupo de trabalho que está discutindo mudanças modernizadoras na PMBA, com o término dos trabalhos previsto para 03 de novembro, data em que provavelmente o edital do concurso já estará pronto. Ou seja, se a mudança ocorrer, acreditamos que não atinja o próximo concurso – fora a conclusão da proposta (em 03/11/13) ainda há a discussão com o Governo e a aprovação da Assembleia Legislativa.

Uma dica para os candidatos com ensino médio: é possível (possível!) que este seja o último concurso para o CFO PMBA com exigência de nível médio. Não deixem a oportunidade passar!

😉