Concurso Bombeiro SC: materiais e informações completas!

Concurso Bombeiro SC

[ATUALIZADO em 4/07/2017]

Para os concurseiros policiais de Santa Catarina o Concurso Bombeiro – SC está gerando muita euforia. Estão garantidas 300 vagas para o concurso que terá seu edital divulgado já em julho de 2017. Uma grande chance de integrar o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina – CBM-SC!

O processo de licitação, para a escolha da empresa organizadora, chegou ao fim e a Objetiva Concursos ficou em primeiro lugar.

A Folha Dirigida publicou o cronograma preliminar do concurso:

Cronograma Concurso CBM-SC

O mais importante já sabemos: o Concurso Bombeiro SC vai acontecer nas próximas semanas!

Concurso Bombeiro SC

E agora? O que fazer? Como estudar? O que a profissão vai me exigir? Quanto vou ganhar?

Todas essas perguntas serão respondidas neste artigo completo sobre o Concurso para o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina. Fique atento a cada detalhe para realizar uma preparação realmente diferenciada.

Vamos lá!

O que faz o Soldado Bombeiro?

Concurso Bombeiro SC

Antes de tudo, você precisa saber se o que você quer mesmo é ser Bombeiro Militar. Você tem a mínima noção de qual será sua missão?

O próprio Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, o CBM-SC, descreve quais são as atividades desenvolvidas pelos seus integrantes. Veja aqui algumas delas:

Prevenção a Sinistros: Além de buscar oferecer serviços de excelência na resposta a sinistros, o CBM-SC desenvolve ações paralelas para que estes episódios adversos tornem-se cada vez mais raros e, com isso, um número maior de vidas e bens sejam preservados. Neste sentido, desde a década de 1990 o CBM-SC oferece serviços técnicos de prevenção a sinistros através da análise de projetos e vistorias.

Educação Pública: Visando estimular a consciência dos riscos de sinistros envolvidos nos ambientes nos quais a população convive no dia-a-dia, o CBMSC desenvolve programas educacionais e de capacitação voltados para as diferentes faixas etárias, buscando disseminar a consciência prevencionista da segurança com o objetivo de diminuir a ocorrência de incêndios e outros sinistros.

Atendimento Pré-Hospitalar (APH): O atendimento especializado de vítimas de trauma e emergências médicas ocorridas fora do hospital também é um dos serviços prestados pelo CBMSC à população no Estado de Santa Catarina. Com o emprego de ambulâncias tripuladas por bombeiros socorristas a instituição tornou-se referência na área, sendo responsável pela estabilização clínica e o transporte com segurança e rapidez de vítimas até os centros hospitalares – onde recebem o atendimento definitivo.

Busca e Resgate: A localização e o socorro de pessoas e animais em perigo, perdidos ou em locais nos quais eles não podem sair por meios próprios – seja em ambiente terrestre ou aquático – são atividades realizadas pela instituição em todo o território catarinense. Para cumprir esta abrangente missão a Corporação mantém seus integrantes capacitados através de treinamentos específicos e dispõe de diferentes recursos, mobilizados conforme a natureza da ocorrência.

Combate a Incêndio: Atividade histórica que deu origem à Corporação. Complexos, diferentes e com níveis diversos de dificuldade de combate, o serviço de extinção de incêndios envolve risco elevado, requerendo para seu sucesso treinamento específico, além do emprego de equipamentos e técnicas conforme as características do sinistro, seja o incêndio Urbano, Florestal ou Especial.

Emergências com Produtos Perigosos: O uso de substâncias químicas, biológicas e radiológicas é cada vez mais comum e, por isso, cresce o risco de acidentes envolvendo a manipulação, estocagem ou o transporte desses materiais. A Corporação mantém equipes treinadas em seus quartéis para agirem na identificação, isolamento e contenção destas substâncias com o intuito de reduzir os riscos de dano às pessoas e ao meio ambiente.

Operações Aéreas: A exemplo das maiores corporações de bombeiros no mundo, o CBMSC também salva vidas pelo ar através do serviço de operações aéreas. O uso de helicóptero e avião proporcionam, além do resgate e salvamento de vítimas em locais de difícil acesso, a agilidade necessária para o atendimento de pessoas que precisam da rápida remoção até o hospital.

Ajuda Humanitária: O trabalho operacional do CBMSC em benefício da comunidade é complementado pela atividade de Ajuda Humanitária, com a prestação de assistência material ou logísticas para fins humanitários em resposta a situações de crise, como desastres naturais.

***

O Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina já é uma instituição com mais de 90 anos. Veja no vídeo a seguir um pouco desta história e como será seu trabalho após a aprovação:

E então, você está preparado(a) para tornar-se um Bombeiro Militar?

😉

Quais são as exigências do Concurso Bombeiros SC

Concurso Bombeiro SC
Bombeiros de Santa Catarina. Foto: Divulgação/CBMSC

O último concurso do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina foi em 2013, realizado pela MS Concursos. No edital daquele ano, as exigências para ingressar no CBM-SC foram as seguintes:

  • Ter Nacionalidade brasileira.
  • Estar em dia com os deveres do serviço militar obrigatório, para os candidatos do sexo masculino.
  • Apresentar declaração em que conste se sofreu ou não, no exercício de função pública, penalidades administrativas conforme legislação aplicável.
  • Possuir altura não inferior a 1,65m (um vírgula sessenta e cinco metro) para o sexo masculino e possuir altura não inferior a 1,60m (um vírgula sessenta metro) para o sexo feminino.
  • Possuir peso proporcional a altura, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do índice de massa corporal.
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da inclusão.
  • Não ter completado a idade máxima de 30 (trinta) anos até o último dia de inscrição neste Concurso.
  • Não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado.
  • Não exercer, ou não ter exercido atividades prejudiciais ou perigosas à segurança nacional.
  • Ter sido aprovado e classificado no exame de avaliação de escolaridade, por meio de prova escrita.
  • Ser considerado apto no exame de saúde (médico e odontológico).
  • Ser considerado apto no Questionário de Investigação Social (QIS).
  • Ser considerado apto no exame de avaliação física.
  • Ser considerado apto no exame de avaliação psicológica.
  • Atestar, por exame toxicológico de larga janela de detecção, que não utiliza droga ilícita.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Comprovar, nos termos do edital, nível de escolaridade em curso superior de graduação em qualquer área de conhecimento reconhecido pelo MEC ou por órgão oficial com competência delegada.
  • Ter boa conduta comprovada por certidões das Justiças Comum (estadual e federal), Militar (estadual e federal) e Eleitoral.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais, mediante apresentação de certidão emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
  • Apresentar conceito favorável de seu Comandante, Chefe ou Diretor quando o candidato for militar estadual ou federal.
  • Não possuir tatuagem ou pintura em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando do uso de uniformes militares de qualquer modalidade.
  • São vedadas tatuagens, pinturas ou marcas que representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas ou que incitem a violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação.
  • Será automaticamente desclassificado o candidato que deixar de entregar, dentro do prazo estabelecido, qualquer documento exigido para ingresso no estado efetivo e matrícula no curso de formação.

É importante ler e ficar atento desde já a cada um desses tópicos. Caso algum ainda não seja cumprido, providencie imediatamente. Não adianta estudar e perder em algum desses critérios.

Qual é o salário do Bombeiro de Santa Catarina

Concurso Bombeiro SC - Salário
Bombeiro de Santa Catarina. Foto: Divulgação/CBMSC

Pronto! Agora você já sabe qual será seu trabalho e quais as exigências para ingressar no CBM-SC. Aí vem uma grande dúvida da maioria dos candidatos: quanto vou receber para trabalhar no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina?

Atualmente um soldado bombeiro de Santa Catarina em início de carreira recebe R$ 4.520,24 mensais. Já durante o curso de formação de soldados (que dura 9 meses), a bolsa será de R$3.842,24.

Nada mal, não é mesmo?

As fases do Concurso de Bombeiros de Santa Catarina

Concurso Soldado Bombeiro SC
Bombeiros de Santa Catarina. Foto: Divulgação/CBMSC

No último concurso de soldado do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Santa Catarina o certame foi dividido em sete partes. Veja quais são elas:

  • Primeira Fase: Inscrição no Concurso Público;
  • Segunda Fase: Exame de Avaliação de Escolaridade, por meio de prova escrita (objetiva e redação), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Terceira Fase: Exame de Saúde (médico e odontológico), de caráter apenas eliminatório;
  • Quarta Fase: Exame de Avaliação Física, de caráter apenas eliminatório;
  • Quinta Fase: Exame de Avaliação Psicológica, de caráter apenas eliminatório;
  • Sexta Fase: Questionário de Investigação Social, de caráter informativo e eliminatório;
  • Sétima Fase: Entrega dos documentos necessários para inclusão no CBMSC e apresentação do Exame Toxicológico, de caráter eliminatório.

Uma verdadeira maratona até ingressar no Curso de Formação de Soldados (CFSD CBM-SC).

O que estudar para o Concurso CBM-SC

Concurso Bombeiro SC
Bombeiros de Santa Catarina. Foto: Divulgação/CBMSC

No último concurso, a prova objetiva contou com 50 questões, distribuídas do seguinte modo:

  • Língua Portuguesa – 05 questões
  • Matemática – 05 questões
  • Química – 05 questões
  • História – 05 questões
  • Geografia – 05 questões
  • Física – 05 questões
  • Informática – 05 questões
  • Legislação Institucional – 05 questões
  • Noções Básicas de Primeiros Socorros – 05 questões
  • Segurança e Proteção Contra Incêndios – 05 questões

A prova foi com questões de múltipla escolha, com 04 alternativas de resposta, de “A” a “D”, e dessas alternativas somente 01 (uma) deve ser assinalada como correta.

Já a prova de redação constará de um tema relacionado a qualquer assunto indicado nos programas da prova objetiva.

Como é o teste físico do Concurso Soldado CBM-SC

Concurso Bombeiro SC - Teste Físico

É bom não esquecer que você precisa ter preparo físico para tornar-se um Bombeiro Militar. Basicamente, você precisará realizar os seguintes exercícios para passar no Concurso Bombeiro SC:

  • 3 Flexões de cotovelo em barra fixa dinâmica (apenas homens)
  • 10 segundos de flexão de cotovelo em barra fixa estática (apenas mulheres)
  • 4 apoios (meio-sugado)
  • 32 abdominais tipo remador (apenas homens)
  • 26 abdominais tipo remador (apenas homens)
  • Corrida de velocidade (50 metros) – 8 segundos para homens e 9 segundos para mulheres
  • Corrida de 2.400 metros em 12 minutos (homens)
  • Corrida de 2.000 metros em 12 minutos (mulheres)
  • Natação de 50 metros (1 minuto e 10 segundos para homens e 1 minuto e 20 segundos para mulheres)

E aí? Você está preparado para passa nesse Teste de Aptidão Física? Ele pode eliminar (ou aprovar) tanto quanto as provas objetivas do concurso. Não esqueça disso!

Material de Estudo para o Concurso Bombeiro SC

O momento que o país vive, com crise econômica e desemprego em alta, faz com que concursos como o de Bombeiro de Santa Catarina sejam verdadeiros oásis no deserto. Por isso é fundamental estudar a partir de um material consistente, atualizado e completo.

Logo mais vou lhe fornecer alguns materiais bônus, mas antes disso é preciso ter acesso a uma apostila que tenha todo o conteúdo previsto no edital do concurso. Veja isto:

Concurso Bombeiro SC

Com a apostila completa em mãos, pegue agora os materiais bônus a seguir.

Materiais Bônus

Como o próprio nome diz, esses materiais não são básicos, mas podem lhe dar um bom diferencial na preparação para o Concurso Bombeiro SC. Seguem o conteúdo pra você baixar imediatamente:

Esses materiais complementam a apostila que indiquei, e podem lhe deixar bem na frente da concorrência, se bem aproveitados.

OUTRA DICA:  Como fazer uma boa redação no seu Concurso: 10 dicas essenciais!

Finalizando…

Aqui no Concurso Policial irei tratar detalhadamente do Concurso Bombeiro SC. Fique atento aos próximos dias, quando o edital será lançado e nós aprofundaremos os estudos. Até mais!

😉

[ATUALIZADO em 4/07/2017]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *