Concurso Agente Administrativo PF – questões comentadas (7)

Agente Administrativo Polícia Federal
O tempo vai passando e vamos chegando mais perto do lançamento do edital do concurso de Agente Administrativo da Polícia Federal 2013, com 534 vagas e salário de R$ 3,3 mil. Os candidatos que estão acompanhando o Concurso Policial estão progredindo com nossa série de questões comentadas. Vamos para mais uma delas:

Adquira a apostila preparatória por apenas R$25 reais! [PROMOÇÃO]

Direito Constitucional

Agentes de polícia federal prenderam o brasileiro Rodrigo, em flagrante delito, pela prática do crime inafiançável de tráfico de entorpecentes. Com referência a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, considerando o que estabelece a Constituição da República.

106. Considere que Rodrigo solicitou ao DPF a identificação do delegado que coordenou o interrogatório a que foi submetido logo após sua prisão. Nessa situação, com o objetivo de proteger o referido delegado de eventuais retaliações por parte do preso ou de seus comparsas, o DPF poderá negar-se a prestar essa informação.

Resposta: O artigo 5º da Constituição Federal é claro: “LXIV – o preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial”. A alternativa está ERRADA!

107. Caso Rodrigo fosse servidor do Ministério do Planejamento, ele não poderia ter sido preso, pois estaria amparado por disposição constitucional que veda a prisão em flagrante de membro do Poder Judiciário.

Resposta: Que absurdo! Nenhum Ministério faz parte do Poder Judiciário. Basta ver o capítulo II da Constituição e ver que esta afirmação é equivocada. Alternativa ERRADA!

108. A detenção de Rodrigo deve ser comunicada à autoridade judicial competente imediatamente após ser concretizada.

Resposta: O Artigo 5º da CF também diz o seguinte:  “LXII – a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada”. Alterenativa CORRETA!

* * * * * * * * * *

Concorda com nossas explicações? Lembramos que consultamos o gabarito antes de buscar as respostas das questões. Deixe seu comentário…

Caso queira material de estudo aprofundado sobre este concuroso, adquira a apostila em preço promocional!

Continue acompanhando o Concurso Policial para obter mais dicas de estudo, questões resolvidas, informações e dicas exclusivas! Ah… ingresse em nossa Tropa de Elite, se cadastrando aqui.

🙂