Concurso Agente Administrativo PF – questões comentadas (3)

Agente Administrativo Polícia Federal
Galera! Antes de começar a nossa próxima maratona de questões, gostaria de sugerir uma oportunidade legal para quem vai fazer o Concurso de Agente Administrativo da Polícia Federal 2013: encontramos uma apostila custando apenas R$25,00, desenvolvida pela Editora Opção, especialmente para este concurso, ideal para quem quer se aprofundar nos assuntos que discutimos aqui:

Clique aqui e veja detalhes sobre a apostila (preço promocional)!

Com o recado dado, vamos às questões; desta vez, da disciplina Relações Públicas:

Relações Públicas – Agente Administrativo Polícia Federal

Acerca do trabalho de relações públicas (RP) em uma organização, julgue os itens subseqüentes.

68. O trabalho de RP tem-se expandido como necessário e merecedor de respeito e apoio público, embora muitas organizações ainda se julguem capazes de manejar suas RP sem o auxílio de assessoria técnica.

Resposta: Poucas funções organizacionais se tornaram tão importantes como a de relações públicas nos últimos tempos. Em época de emergência de novas formas de comunicação, a capacidade das empresas e instituições se comunicarem e se relacionar tornou-se muito relevante – mesmo entre aquelas que não tem um grupo de profissionais dedicados apenas a isto. A alternativa é CORRETA!

69. A imagem de uma organização é objeto de análise constante dos profissionais de RP, que cuidam da correção de uma eventual imagem equivocada e da manutenção da imagem desejada. Isso é válido em relação à imagem externa, pois a imagem interna independe do trabalho de RP.

Resposta: É óbvio que o profissional encarregado das relações públicas precisa se preocupar com o público interno! Afinal, são os componentes da organização que gerarão os efeitos e a imagem da instituição para o público exterior. Alternativa ERRADA!

70. Os instrumentos que fornecem feedback acerca da eficiência e eficácia da organização incluem as pesquisas de opinião, os serviços de ouvidoria e a caixa de sugestões.

Resposta: Em tempos de conectividade, os tradicionais meios de feedback ainda são válidos – às vezes adaptados. A alternativa está CORRETA!

71. O objetivo principal das RP é promover o conhecimento e a compreensão, por parte do público-alvo, das realizações e dos objetivos de determinada organização.

Resposta: Para qualquer organização, é trágico que o público não saiba qual suas verdadeiras características, missões e qualidades. O profissional de Relações Públicas deve se dedicar a tornar mais clara a imagem da empresa. Alternativa CORRETA!

72. As organizações bem-sucedidas reconhecem que grande parte de seu sucesso deve-se ao trabalho de RP, que, por meio da comunicação contínua, ajuda a criar e a manter a credibilidade da organização no mercado.

Resposta: Esta é moleza, respondida pelos mesmos motivos da questão 71. Mesmo que a instituição desenvolva um ótimo trabalho, dificilmente conseguirá ser relevante para seu público se este trabalho não for explicitado, comunicado. Alternativa CORRETA!

* * * * * * * * * *

Concorda com nossas explicações? Lembramos que consultamos o gabarito antes de buscar as respostas das questões. Deixe seu comentário…

Caso queira material de estudo aprofundado sobre este concuroso, adquira a apostila em preço promocional!

Continue acompanhando o Concurso Policial para obter mais dicas de estudo, questões resolvidas, informações e dicas exclusivas!

:)