Concurso Agente Administrativo PF – questões comentadas (2)

Agente Administrativo Polícia Federal

Salve futuros Agentes Administrativos da Polícia Federal! Vamos a mais uma série de questões comentadas. Desta vez, as questões são de interpretação de texto e atualidades. Confiram o texto que deve ser analisado para que possamos responder às questões 36, 37, 38 e 39:

O brasileiro que quiser parar de fumar terá acesso a tratamento e remédios custeados pelo governo federal. No Dia Internacional de Combate ao Tabagismo, o Ministério da Saúde publicou uma portaria incluindo no Sistema Único de Saúde (SUS) o suporte completo para o dependente de cigarros abandonar o vício: adesivos e gomas de mascar de nicotina para substituir a dose mínima da substância em quadros de crise de abstinência e um antidepressivo que auxilia no abandono do fumo. Nos postos de saúde, também estará à disposição do fumante um programa de psicoterapia em grupo, coordenado por profissionais treinados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.

O Globo, 1.º/6/2004, p. A3 (com adaptações).

Adquira a apostila completa para se preparar para este concurso!

Questões deinterpretação de texto e atualidades

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos concernentes ao tema nele abordado, julgue os itens que se seguem.

36. Infere-se do texto que o tabagismo, além de criar dependência química, envolve aspectos emocionais e psicológicos, o que explica a decisão ministerial de oferecer programa de psicoterapia em grupo para atendimento àqueles que se dispuserem a abandonar o vício.

Resposta: Ora, ao incluir no suporte um “programa de psicoterapia em grupo” e até “antidepressivo”, o Ministério deixou claro que a dimensão emocional e psicológica são afetadas pelo tabagismo. A alternativa é CORRETA.

37. Como os impostos que incidem sobre a produção e a comercialização de cigarros são muito reduzidos, o governo brasileiro pouco arrecada com a venda desse produto.

Resposta: Na verdade, os impostos sobre a produção e comercialização de cigarros são altos, medida adotada pelo governo para reduzir o consumo, como esclarece o Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco. A alternativa é ERRADA!

38. A decisão do governo brasileiro pressupõe que o tabagismo é uma doença, o que justifica o gasto de recursos federais com o tratamento de fumantes.

Resposta: Perfeito! Ao “no Sistema Único de Saúde (SUS) o suporte completo para o dependente de cigarros abandonar o vício”, este “vício” é tratado como doença. Alternativa CORRETA!

39. Ao contrário do que ocorria no passado, atualmente amplia-se a tendência de destacar os malefícios causados pelo tabaco à saúde humana.

Resposta: Sim… A própria medida do Ministério da Saúde prova que há uma preocupação clara em relação aos malefícios do cigarro. Hoje o fumo não tem mais o status que tinha em outras épocas. Vejam esta matéria que fala sobre o crescimento da campanha sobre o tabagismo! Então, a alternativa é CORRETA!

* * * * * * * * * *

Concorda com nossas explicações? Lembramos que consultamos o gabarito antes de buscar as respostas das questões. Deixe seu comentário…

Caso queira material de estudo aprofundado sobre este concuroso, adquira a apostila em preço promocional!

Continue acompanhando o Concurso Policial para obter mais dicas de estudo, questões resolvidas, informações e dicas exclusivas!

:)

Comentários

  1. By luciano macedo da silva

  2. By DEYSIELLE MABELLE

  3. By borginhodosteclados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>