Concurso Agente Administrativo PF – questões comentadas (1)

Agente Administrativo Polícia Federal

A partir de hoje o Concurso Policial vai possibilitar a seus leitores a discussão de questões de provas anteriores dos concursos que estamos cobrindo por aqui. Para iniciar esse trabalho, vamos começar pelo Concurso de Agente Administrativo da Polícia Federal 2013, com lançamento de edital previsto para as próximas semanas. As questões a seguir fazem parte da última prova de Conhecimentos Específicos. O assunto é “Redação de Expedientes”, cobrado nos itens 51, 52 e 53 da prova:

Corra e adquira a apostila deste concurso em preço promocional!

Questões de Redação de Expedientes

Paulo, agente administrativo lotado na Diretoria de Combate ao Crime Organizado (DCOR) do Departamento de Polícia Federal (DPF), foi incumbido, por seu superior, de redigir um ofício a ser enviado pela DCOR ao Procurador-Geral da República. Em face da situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

51. Caso o ofício trate de um problema cuja solução dependa de providências por parte do destinatário do expediente, Paulo poderá optar por um dos seguintes fechos:

– Atenciosamente, aguarda solução para o caso.
– Respeitosamente, contando com vossa prestimosa colaboração para a solução do caso.

52. O documento deve conter, entre outros elementos, a identificação do local e da data em que foi expedido, a assinatura de Paulo e o nome do signatário.

53. Ao redigir o ofício, Paulo deve empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência para dirigir-se ao destinatário.

Respostas das questões

51. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, quando a comunicação oficial (neste caso, o ofício) se destinar “para autoridades superiores”, neste caso o Procurador-Geral da República, o fecho do ofício deve conter o termo “Respeitosamente”. Logo, o agente não poderia optar pelo “Atenciosamente”. A questão está ERRADA!

52. ERRADA! O que deve haver, de acordo com o Manual da Presidência é “o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura”, e não do agente que confecciona o ofício!

53. CORRETO! O Procurador-Geral da República se enquadra no que o Manual chama de “ocupantes de cargos de natureza especial”.

* * * * * * * * * *

Concorda com nossas explicações? Lembramos que consultamos o gabarito antes de buscar as respostas das questões. Deixe seu comentário…

Caso queira material de estudo aprofundado sobre este concuroso, adquira a apostila em preço promocional!

Continue acompanhando o Concurso Policial para obter mais dicas de estudo, questões resolvidas, informações e dicas exclusivas!

:)

Pegue agora sua apostila de Agente Administrativo PRF, Polícia Federal, e Concurso dos Correios

Comentários

  1. By Ytallo

  2. By charleson jones

  3. By MAYCON

  4. By Makhy

  5. By Alexandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>