CFO PM da Paraíba 2013 – a prova será o ENEM!

CFO PMPB 2013 - prova via ENEM

Vejam que curiosidade: ontem postamos aqui no Concurso Policial uma dica de site com conteúdo gratuito voltado para o ENEM, e hoje recebemos a informação de que o Concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Paraíba (CFO PMPB) cobrará como prova de ingresso na corporação o Exame Nacional do Ensino Médio, uma originalidade entre os CFO’s do Brasil.

Confira detalhes:

A Polícia Militar da Paraíba informou nesta sexta-feira (17) que o ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da corporação passará a acontecer por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada após a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidir extinguir o Processo Seletivo Seriado (PSS), que também era utilizado para o CFO.

De acordo com o coordenador de Comunicação da Polícia Militar, major Gilberto Felipe, os candidatos interessados em participar do CFO também precisarão fazer uma outra inscrição junto à PM. Gilberto ressaltou ainda que o candidato tem que ficar atento ao edital da polícia, pois quem não se inscrever não terá como concorrer ao Curso de Formação. “O edital deve ser publicado nos próximos dias e trará todos os detalhes do processo”, afirmou o coordenador.

A extinção do Processo Seletivo Seriado da UFPB foi decidida na última segunda-feira (13) durante uma reunião do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa e Extensão (Consepe). A decisão aconteceu por 22 votos a favor e quatro abstenções e com isso 100% de adesão aos cursos da instituição se dará por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O candidato terá, obrigatoriamente, que se submeter ao Enem e, posteriormente, se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para poder concorrer a uma vaga nos cursos presenciais. Para concorrer às vagas do Ensino a Distância (EaD), os candidatos serão selecionados diretamente pela nota do Enem, sem precisar passar pelo Sisu.

Os candidatos que pretendem participar da edição de 2013 do Enem têm até o dia 27 de maio, às 23h59, para fazer a inscrição. As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição de R$ 35 deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Para se inscrever no ENEM e garantir sua vaga no concurso para o CFO PMPB, que deve estar lançando seu edital nos próximos dias, acesse o site www.enem.inep.gov.br

Continue nos acompanhando para obter notícias, material e dicas sobre este concurso!

🙂