120 vagas para Bombeiro – RN

Concurso BM-RN 2015

 

Olá, concurseiros policiais nordestinos!

Boas notícias para quem está interessado no concurso para o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte: o Comandante da corporação confirmou que as 120 vagas deverão ser abertas ainda neste ano – sendo 100 para soldado BM e 20 para oficial BM.

Essa confirmação saiu em uma entrevista do Jornal Folha Dirigida. Confira todos os detalhes abaixo:

Qual a importância do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte?
Elizeu Lisboa Dantas – A importância do Corpo de Bombeiros para o estado do Rio Grande do Norte é imensa. Nós hoje atuamos na área preventiva que é uma área que fiscaliza todos os empreendimentos e oferece a possibilidade de realizar combate a incêndios, resgates e etc. Atuamos também no litoral, nos incêndios florestais. Então, os Bombeiros aproveitam da Constituição e têm uma importância muito grande para a sociedade, defendendo vidas e bens.

Quantos funcionários preenchem o quadro atualmente?

Nós temos 1.065 previstos em lei, mas desse número a gente tem apenas 640 homens. Nós temos pessoas saindo e o Estado não tem reposto, feito concursos. O nosso último concurso foi em 2006 e a última turma que entrou foi em 2009. A formação de um oficial demora em média três anos, e do praça, no mínimo, oito meses. Não é um quadro que se preencha rapidamente e não houve investimento na área de pessoal, por isso estamos com essa defasagem toda.

Existe carência de servidores? Em quais cargos?
Existe carência em todos. Nós precisamos abrir os quadros para que tenhamos um maior e melhor atendimento das ocorrências e, também, uma melhora na área preventiva.

O concurso vai oferecer 120 vagas, sendo 100 para soldados e 20 para oficiais. O senhor acha que esse número é suficiente?
Pela nossa demanda e pelo número de ocorrências, não. Mas é o primeiro passo para a gente repor esses 1.065 homens. Na realidade, a gente precisa de muito mais do que 1.065, que é o que é previsto em lei. A ONU preconiza para cada mil habitantes, um bombeiro. O nosso estado tem um pouco mais de 3 milhões e 128 mil habitantes, então a gente precisaria de cerca de 3 mil bombeiros para trabalhar no combate a incêndios, salvamentos aquático e terrestres, resgate, atendimento pré-hospitalar. O nosso litoral é de 410 quilômetros, então a nossa deficiência é muito grande.

Por que só 120 vagas então?
Isso é uma questão de potencial do Estado. O Estado está passando por um momento de pagamento de folha muito delicado. Só foi autorizado esse quantitativo, mas isso não significa que nos próximos anos não sejam realizados outros concursos.

Também será formado cadastro de reserva? Tem alguma previsão de convocar além das 120 vagas?
O edital ainda não foi lançado, mas ele está formatado de um jeito que possibilita mais chamadas. Então tem cadastro de reserva. Há previsão de chamar mais do que essas 120 vagas, mas isso depende da autorização do Governo.

Qual é o nível de escolaridade exigido para tais funções?

Segundo grau para ambos os cargos.

Há urgência na realização desse concurso?

Claro. A verticalização e o aumento populacional das grandes cidades, a extensão do nosso litoral, a grande frequência de incêndios florestais e todo o quadro que já apresentei fazem com que haja uma grande necessidade de contratação de novos bombeiros para que sejam distribuídos e atendam a sociedade.

O último concurso foi realizado em 2006. Por que a demora para realização de uma nova seleção?
O Estado está passando por um momento muito sério. É preciso uma reestruturação na sua área de pessoal. Então, o que nos foi informado é que o Estado nao tinha a capacidade de liberar concursos para os Bombeiros.

Quando será divulgado o edital? Já existe alguma previsão?
Isso não depende do Corpo de Bombeiros, depende da Procuradoria Geral do Estado, que está analisando os contratos. Mas acredito que até o fim do mês ele seja divulgado.

As vagas serão distribuídas entre quais cidades?
Os municípios que mais precisam são Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

O Corpo de bombeiros valoriza o servidor? Como? Quais os benefícios concedidos?
Os servidores recebem ajuda de custo diária, capacitação, requalificação, têm a possibilidade de realizar concursos internos para as vagas de cabo, sargento e etc. Os oficiais fazem cursos de aperfeiçoamento superior. Tudo isso com o objetivo de proporcionar aos funcionários a possibilidade de ascensão.

Quais etapas de seleção serão enfrentadas pelos candidatos?
Não sei dizer exatamente quais serão as etapas, mas creio que tenha a parte intelectual, física, médica e psicológica.

As convocações deverão ocorrer quando? Serão chamados em turmas ou todos de uma única vez?
Todos serão chamados de uma vez.

Segundo informações do tenente Franco, no Rio Grande do Norte não existem Academias com condições de formar oficiais. Há algum projeto para suprir essa carência?
Não. O que nós temos é uma parceria com a Petrobras para construir um Centro de Treinamento em Mossoró e, dentro dele, seria alocada a Academia de Bombeiros. Enquanto isso, nós temos duas Academias com as quais estamos conversando, a do Rio de Janeiro e a de Minas Gerais. Escolheremos uma dessas duas, ou as duas, dependendo da demanda, para aonde serão enviados os oficiais.

O que os novos servidores poderão esperar do órgão e do ambiente de trabalho?

É uma oportunidade para trabalhar em prol da sociedade, o que é uma dádiva muito grande. É o sonho de toda criança e quando um adulto realiza é uma satisfação muito grande. Eles serão muito bem recebidos e verão como é prazeroso salvar vidas. Terão toda uma estrutura de equipamentos, viaturas e boas instalações para trabalharem para a sociedade.

Grupo de Estudo Concursos Policiais

Estamos bastante dedicados a acompanhar cada detalhe desse concurso. Fique atento para pegar material de estudo, dicas e mais informações.

  • Henrique Prates

    Esse eu vou buscar com unhas e dentes.

  • Juscelino

    Essa exigência de idade (19 a 30 anos no ato da posse do candidato ao cargo) é obrigatória para concurseiros nessa área?

    existe possibilidade para mudança nesse critério?

    obg

  • jaws

    Esse é meu

  • CLAUDIO CARVALHO

    PODER SER UM MILITAR PRA MIN É UMA HONRA,DAREI O MELHOR DE MIN,NO TREINAMENTO,OPERAÇOES,É SEMPRE UM PRAZER QUE CORRE EM MINHA MENTE PODE AJUDA AS PESSOAS.